Novo método ajuda crianças disléxicas
Fonte: Revista Época
Novo método pode ajudar crianças disléxicas a lidar com palavras
Duas pesquisadoras americanas conseguiram criar uma técnica que pode melhorar significativamente o desempenho de crianças disléxicas com somente três semanas de treinamento. Segundo elas o mérito do novo tratamento é levar a criança a compreender e saber associar o que os especialistas chamam de "as três formas da palavra": som, significado e ortografia.
"A maioria das pessoas pensa que palavras são apenas palavras, mas o cérebro humano usa três circuitos neurais para codificar as palavras em suas três formas", contou em um comunicado, a professora de psicologia da educação Virgina Berninger, que dirige o Centro de Deficiências de Aprendizado, da Universidade de Washington.
Em conjunto com Elizabeth Aylward, outra pesquisadora, ela utilizou o método em dez crianças disléxicas e comparou a atividade do cérebro delas com a de crianças sem problemas de leitura, escrita ou para soletrar.
"O ensinamento que deu aos cérebros dos disléxicos o empurrão foi único em no fato de ter tornado explícito todo aspecto da leitura das palavras. Atraiu a atenção deles para a forma sonora, para a forma do significado e para a forma escrita das palavras e mostrou como relacioná-las", contou Berninger.
Muitos educadores ainda debatem sobre métodos baseados nos fonemas ou nos significados, contudo, a dupla de pesquisadoras acredita que explicitar as três formas e relacioná-las é eficaz.