Instituto do Desenvolvimento do Potencial Humano ;

 

MAPAS MENTAIS

Desenvolvimento de Inteligências

Sumário

\"Retornar

O que são os Mapas Mentais

Mapas Mentais são diagramas hierarquizados de informações em estrutura de árvore e ramificação radial.

Trata-se de um método simples e eficaz de gestão de conhecimentos que desenvolve a concentração e a inteligência, cuja estrutura facilita o aprendizado, além de torná-lo bem mais agradável.

Constitui-se numa elegante e poderosa técnica de registro informações muito útil para gerenciar dados (organizar, ordenar, selecionar, classificar e reconhecer a importância deles) que estimula o desenvolvimento da inteligência, facilita a identificação de oportunidades e relações entre elas e aprimora as competências de memorizar e de criar novos conhecimentos.

Essa técnica da Aprendizagem Acelerada contribui para o desenvolvimento da concentração, expansão de consciência e agilidade mental, tornando o processo de aprendizagem ou aquisição de conhecimentos muito mais fluido, rápido e agradável.

Enquanto muito do pensamento humano usual é linear e sequencial, os Mapas Mentais parecem-se com as eficientes estruturas de rede observadas na Natureza. Assim, a aparência deles não é muito diferente da aparência de um neurônio, das formas das plantas ou de teias de aranhas, algumas das mais inteligentes estruturas da Natureza. Essa semelhança pode explicar o porquê do uso de Mapas Mentais otimizar tanto o esforço de estudo, aprendizagem ou ensino dos profissionais que os usam tanto em contextos educacionais quanto acadêmicos e organizacionais.

\"Retornar

O que é o treinamento de Desenvolvimento de Inteligências

É um seminário intensivo de "instalação do software cerebral" (da estratégia de mapeamento de informações), destinado à conquista de fluência e competência no uso, leitura e elaboração de Mapas Mentais.

O programa organiza, desperta e desenvolve no participante várias competências da inteligência, dando-lhe recursos para construir mapas mentais e aprender melhor, seja na elaboração conteúdos (redações, textos, artigos, livros, dissertações e teses), produção de resumos e sínteses de conteúdos, no mapeamento problemas e crises (os mapas mentais possuem a mesma estrutura dos Diagramas de Ishikawa ou Espinha de Peixe utilizados nos métodos de gestão da qualidade, Six Sigma, etc.), na identificação oportunidades e soluções e/ou no planejamento e monitoramento de ações.

Esta tecnologia da Aprendizagem Acelerada serve especialmente para economizar tempo e esforço na seleção e no processamento do excesso de informações da atualidade. Trata-se de um método útil "lubrificante" para aprender mais, melhor, mais rapidamente e com mais concentração e prazer.

Saiba mais

  • Leia os artigos, baixe capítulos do livro "MAPAS MENTAIS - Enriquecendo Inteligências" e assista aos vídeos em Conteúdos;
  • Veja informações sobre como adquirir o livro "MAPAS MENTAIS - Enriquecendo Inteligências" na seção de LIVROS;
  • Receba gratuitamente vários conteúdos sobre o desenvolvimento de inteligências cadastrando-se na newsletter POTENCIAL HUMANO.

\"Retornar

Objetivos

  • Apresentar o método, explorar as regras de elaboração e variações, treinar as competências mentais para confecção, criar vários mapas mentais para adquirir a fluência no uso da ferramenta;
  • Aparelhar estudiosos (executivos, educadores e estudantes) de quaisquer assuntos com recursos para desenvolver o foco de atenção, melhorar a concentração e a absorção de informações e conhecimentos durante reuniões, conferências, palestras ou aulas;
  • Desenvolver a competência de pensamento e expressão de forma estruturada e o trânsito rápido entre pensamento global e detalhado;
  • Treinar e desenvolver especialmente as competências de selecionar e sintetizar informações (resumir textos) e a criatividade;
  • Enriquecer as estratégias de aprendizagem e estudos com métodos simples e efetivos da Aprendizagem Acelerada, aumentando assim o grau de compreensão da informação escrita ou falada;
  • Melhorar a taxa de retenção de conhecimentos (memorização).

\"Retornar

Necessidades Atendidas

  • Aumento do foco de atenção;
  • Estratégias de mapeamento, análise e solução de problemas;
  • Empoderamento intelectual e tomada de decisão;
  • Refinamento do discernimento, comunicação profissional e maior precisão na linguagem;
  • Acelerar o aprendizado e reduzir o tempo e quantidade de revisões necessárias para manter a memória de conteúdos de estudantes e concurseiros;
  • Poder de abstração: rapidez no trânsito entre o pensamento global e o detalhe;
  • Recursos para otimizar a elaboração de textos, conteúdos e apresentações;
  • Empoderamento intelectual e tomada de decisão;
  • Técnicas de anotação rápida para reuniões, palestras, entrevistas, atas de reuniões, instruções, processos seletivos e brainstorming;
  • Enriquecimento de estratégias para a educação de portadores de TDAH e dislexia;
  • Enriquecimento de recursos didáticos para professores lidarem com alunos com baixo desempenho em aprendizagem e dispersivos com pouca concentração;
  • Multiplicar ideias e resolver os problemas mais difíceis;
  • Estabelecer objetivos e alcançá-Ios;
  • Reinventar a sua carreira, estratégia empresarial ou marca;
  • Definir as suas prioridades e tarefas com facilidade;
  • Fazer apresentações excelentes com confiança;
  • Extrair o melhor de você mesmo e dos outros.

\"Retornar

Benefícios

  • Para corporações, instituições, líderes e executivos:
    • Organização do pensamento e estruturação e do discurso;
    • Enriquecimento das estratégias de tomada de decisão, de mapeamento de crises e de planejamento;
    • Descondicionamento mental e redução do estresse em adversidades;
    • Melhorar a produtividade de reuniões e negociações;
    • Ser mais criativo;
    • Desenvolvimento da competência para interpretar, compreender e expressar informações e conhecimentos;
    • Aprender pensar e resolver problemas de forma estruturada e estratégica;
    • Economia de dinheiro, tempo e retrabalho na execução de tarefas eplanejamento de processos;
    • Redução de tempo de treinamento e necessidade de reciclagens;
    • Melhora de concentração e maior produtividade na produção de conteúdos, relatórios e apresentações;
    • Pensamento global para detalhistas e pensamento detalhado para generalistas;
    • Recursos efetivos para identificação de oportunidades e solução de problemas;
    • Maior capacidade de gerar alternativas, soluções e relacionar conhecimentos;
    • Mais competência para administrar o excesso de estímulos, selecionar conteúdos e sintetizar informações.
  • Para educadores, treinadores e estudantes de qualquer nível:
    • Estratégias de aprendizagem e estudos: aprender a estudar, aprender a aprender e aprender a ensinar melhor;
    • Organização do pensamento e estruturação e de resumos, redações, textos, artigos, dissertações, teses e livros;
    • Desenvolvimento da inteligência e da competência para interpretar, compreender e expressar informações e conhecimentos;
    • Economia de tempo e material didático no processo de aprendizagem;
    • Melhora na taxa de absorção e aceleração do aprendizado;
    • Melhora de concentração, redução do estresse de estudo e da monotonia escolar;
    • Fortalecimento da memória, lembrar de informações mais fácil e rapidamente, redução do tempo e do esforço nos estudos;
    • Mais agilidade e desenvoltura para gerenciar informações e conhecimentos;
    • Melhorar desempenho escolar: exames, provas, vestibulares, entrevistas, etc.;
    • Recurso extra para disléxicos, hiperativos e com baixo foco de atenção;
    • Mais rendimento escolar com menos sofrimento.

\"Retornar

Resultados mais Comuns

  • Desenvolvimento da inteligência e enriquecimento das estratégias de pensamento e mais agilidade mental: análise e síntese;
  • Maior facilidade para fazer apresentações estruturadas;
  • Aceleração de processos de aprendizagem em geral;
  • Desenvoltura para elaborar textos e resumos de diferentes densidades de informação;
  • Melhor organização e planejamento em situações cotidianas;
  • Maior facilidade para focalizar a atenção e capturar a estrutura de textos, mensagens e discursos;
  • Melhora da memória, da concentração e da taxa de aprendizagem;
  • Maior rapidez na elaboração e produção de conteúdos;
  • Mais criatividade, poder de síntese e motivação nos estudos;
  • Maior flexibilidade e estratégias para superar adversidades;
  • Mais segurança na tomada de decisões;
  • Redução do estresse do estudo, da aprendizagem e na gestão do excesso de informações;
  • Expansão de Consciência: Método de múltipla estimulação sensorial de integração de funções dos dois hemisférios cerebrais, cujos benefícios secundários incluem descondicionamento mental e emocional, maior criatividade, mais motivação, aumento de sensibilidade, melhora de concentração, alteração nas estratégias de tomada de decisão, desenvolvimento da percepção.

\"Retornar

Programa

  1. Métodos Gráficos: novos paradigmas na gestão do conhecimento e gerenciamento de informações;
  2. Técnicas e procedimentos de elaboração de Mapas Mentais;
  3. Estados de Atenção Induzidos: integração de hemisférios cerebrais e técnicas de visualização;
  4. Imaginação, criatividade, memorização e concentração durante os estudos;
  5. Hierarquia de idéias e conceitos, síntese de informações e elaboração de resumos;
  6. Autocinética: uma simples e poderosa técnica de focalização de atenção;
  7. Técnicas de solução de problemas e estimulação do processo criativo inconsciente.
\"Retornar

A quem se destina

  • Profissionais de todas as áreas que necessitem de melhores recursos para gerenciar grande quantidade de informações;
  • Líderes e executivos que desejem estimular seus processos criativos e precisem de um método simples e elegante de preparar e apresentar ideias, conceitos e oportunidades;
  • Profissionais liberais de ciências humanas que lidem com a comunicação de informações: administradores, planejadores e executivos, advogados, mediadores, negociadores, vendedores, etc., que lidem com grandes quantidades de informações e tem na comunicação sua grande ferramenta de ação;
  • Profissionais de ajuda: coaches, consultores, mentores e conselheiros que busquem melhores ferramentas de comunicação e expressão;
  • Jornalistas, publicitários, relações públicas, webmasters e webdesigners que queiram mais recursos para apresentar suas ideias;
  • Educadores, treinadores, palestrantes, professores, instrutores tutores e monitores que absorvam e transmitam conhecimentos e desejem facilitar o processo de seus alunos e estudantes;
  • Idosos que desejem aumentar a longevidade da atividade mental e cerebral, expondo-se a estímulos de aprendizagem contínuos;
  • Estudantes de qualquer nível (ensino fundamental, médio, superior, mestrandos e doutorandos) que busquem otimizar suas estratégias de estudo, absorção, compreensão e produção de conhecimento, além de reduzir a monotonia e o estresse de estudo.
\"Retornar

Formatos de apresentação

  • Turmas Presenciais:
    • Seminário Desenvolvendo Inteligências aberto presencial de 2 dias, com carga horária real de 20 horas, para até 30 participantes, apresentado em várias cidades brasileiras;
    • Seminário Oficina de Solução de Problemas presencial de 3 dias, com carga horária real de 24 horas, para até 30 participantes, apresentado em turmas fechadas para empresas (in company), com direcionamento especial para solução de problemas ou uso de software de elaboração de mapas mentais;

  • Educação à Distância através da Plataforma Educacional Moodle:
    • Introdução aos Mapas Mentais (Como ler e compreender Mapas Mentais) em Educação à Distância com duração estimada de 6 horas;
    • Curso Básico de Mapas Mentais (técnicas de elaboração de Mapas Mentais) em Educação à Distância com duração de 6 semanas e carga horária estimada de 24 horas;
    • SOLUÇÃO DE PROBLEMAS com PNL, Coaching e Mapas Mentais (Métodos para estimular o processo criativo) em Educação à Distância com com duração de 8 semanas e carga horária estimada de 56 horas;
    • Curso MAPAS MENTAIS - Desenvolvendo Inteligências em EaD com duração de 10 semanas e carga horária estimada de 100 horas;

  • Versão Especial Personalizada: Educação à Distância associada à Sessões de Instrução e Coaching Individual:
    • Curso MAPAS MENTAIS - Desenvolvendo Inteligências VIP com 10 horas de instrução e coaching individual associados ao formato à distância de 100 horas em 10 semanas do item acima.

Mais informações: Agenda de eventos, investimentos, locais

Saiba mais e faça sua inscrição

\"Retornar

Uma grande mudança de paradigma

O estilo de pensamento desenvolvido dentro do nosso modelo educacional tradicional privilegia a razão e o encadeamento lógico próprio dos textos acadêmicos - funções desempenhadas com facilidade pelo nosso hemisfério cerebral esquerdo. Porém, pensadores como Einstein ou Leonardo da Vinci possuíam, outras estratégias de gerenciamento do conhecimento também, haja vista os seus manuscritos, repletos de ilustrações, esquemas, desenhos e símbolos.

Metaforicamente, você pode compreender aqueles que se utilizam somente da razão e da lógica para processar o conhecimento como se fossem pessoas que andam com apenas uma das pernas! Evidentemente muitos destes se especializaram nisso, e tornaram-se muito hábeis. Se pensarmos naqueles colegas de escola ou de trabalho que tinham ou têm excelente desempenho de aprendizagem e memória, e que, no entanto, parte deles, não pertence ao grupo dos mais estudiosos ou dedicados, lembramos sempre de uma pergunta: “Qual é a diferença que faz a diferença?”. Para muitos a resposta aponta para uma diferença no Q.I. (quociente de inteligência), porém não consideram a possibilidade de desenvolvê-lo, como propõem algumas das teorias mais modernas sobre a inteligência.

A boa nova é que é possível desenvolver a inteligência! E mais, também é possível aprender estratégias de processamento de informações que nos dêem a possibilidade de desenvolvermos a criatividade, a memória e a capacidade de resumir informações. Parte dessas competências estão associadas ao processamento do hemisfério cerebral direito, pouco treinado em nosso modelo educacional tradicional, e que, portanto, em nossa analogia, mais se parece com a outra perna atrofiada por falta de uso ou aplicação.

Assim, o desenvolvimento de novas formas de pensar e de gerenciar informações pode ser a diferença que faz a diferença na sua forma de elaborar relatórios, escrever livros, tomar nota de palestras, planejar ou apenas despertar parte de um potencial adormecido de nosso cérebro.

\"Retornar

Untitled Document sitemapaMM