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Portais Corporativos 19 - Os quatro pilares de um excelente portal

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 19 de Setembro de 2013

Sou muito fã do pessoal do HubSpot, uma empresa dedicada a fazer com que as ações de marketing nas empresas funcionem na web, estabelecendo as reais medidas que provam que seu trabalho funciona. Acompanho a empresa desde o seu surgimento, em 2006, assim como o riquíssimo material produzido por ela. A HubSpot é daquelas empresas que entregam o ouro. Eles contam, nos vários white-papers e ebooks que disponibilizam, gratuitamente, as técnicas que usam, estudos de caso e dicas que todos podem usar na melhoria de sua presença na web.

Hoje recebi um mini eBook da HubSpot: Four Essentials of Every Great Website - and how to design yours.

Faz bastante tempo desde que abordei Portais Corporativos aqui, em uma série de artigos sobre o tema, entre agosto de 2007 e janeiro de 2008. Interessantemente, ainda hoje, chega a beirar o hilário o quanto muitas empresas apenas estão na web "por estar" e não seguem uma receita mínima de boas práticas de interação com seus clientes e colaboradores - muitos pratos cheios para o Sobrinho Webdesigner!

De acordo com o eBook da HubSpot, os quatro pilares de um excelente portal são:

  1. Beleza estética
  2. Otimização para o usuário
  3. Personalização e contextualização
  4. Otimização para dispositivos móveis

Simples e óbvio, não? Ainda assim, ao aplicar técnicas simples de otimização para o usuário, um portal fica à frente de outros 633 milhões de portais na web, segundo pesquisa da Netcraft.

A grande chave para o ponto da virada, ao menos na minha opinião, é a personalização e contextualização do que um portal corporativo apresenta a cada um de seus usuários. Pensa só! A maioria absoluta de tudo o que acessamos na web, hoje, vem da curadoria de nossos amigos e de respostas à pesquisas que cada vez mais acertam na mosca dos nossos interesses. Recentemente, visitando a Joice Kafer em Dublin, entrei com ela em uma loja de um shopping center. A loja não tinha nenhum produto à mostra, apenas catálogos e muitos computadores para a pesquisa em seu estoque, além de atendentes humanos especializados em auxiliar na consulta. Feita a escolha, um aviso era enviado ao estoque e a pessoa podia olhar e tocar no produto que iria adquirir. Um local físico para um "comércio eletrônico" de pronta entrega.

Uma relação entre pessoas e empresas - e entre empresas - é facilitada quando ambos os lados sabem o que querem e são atendidos de acordo com os seus interesses. São raras as exceções em que um cliente entra em uma loja só para ficar olhando as novidades (ele compra algumas novidades apenas se a loja já atendeu, ao menos em parte, seu interesse inicial de compra). São raras as situações em que um fornecedor entra em uma empresa e pergunta o que pode vender para ela. Ainda assim, na Internet, muitas empresas oferecem um balaio de gatos em seus websites (inclusive para os que preferem cachorros) e há uma quantidade abusiva de e-mails e boletins gerando mais antipatia pelo remetente do que qualquer outra coisa.

O documento da HubSpot conclui que muitos analistas de marketing nas empresas ainda não entendem como seus clientes usam, de fato, os seus portais. Dentre as centenas de milhões de sites no mundo é fácil encontrar raras e honrosas exceções, mas de maneira geral, uma simples observação em sites de empresas em geral mostra que a conclusão da HubSpot é certeira.

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Sobre o autor

Cesar Brod é empresário e consultor nos temas de inovação tecnológica, tecnologias livres, dados abertos e empreendedorismo. Sua empresa, a BrodTec, faz também trabalhos tradução e produção de conteúdo em inglês e português. Além de sua coluna, Cesar também contribui com dicas para o Dicas-L e mantém um blog com aleatoriedades e ousadias literárias. Você pode entrar em contato com ele através do formulário na página da BrodTec, onde você pode saber mais sobre os projetos da empresa.

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