você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Latinoware 2011

Por Joice Käfer e Cesar Brod

Data de Publicação: 13 de Outubro de 2011

A Latinoware 2011 é a mais "indi" de todas as edições até o momento e será, sem dúvida, um sucesso! De todas as edições das quais participamos da organização, esta foi a mais difícil. Tínhamos a expectativa de trabalhar um evento de ano inteiro, com a realização de pré-eventos envolvendo Universidades, empresas, criando uma expectativa que desencadearia em um grande encontro entre os dias 19 e 21 de outubro de 2011 em Foz do Iguaçu. Sonhávamos com a legítima invasão da tríplice fronteira, por todos os lados, formando um apogeu de ideias, ideais e gente. E, com todas as limitações de orçamento, de tempo, acreditamos que, no fim, vai acontecer isso mesmo.

Organizar um evento tem disso. Às portas dele a gente faz de tudo o que é amargo um chimarrão, ou um tererê, e dividimos a cuia com as comunidades que estão sempre organizadas e às quais basta chamar pra que nos atendam. E todo evento, depois que termina, foi lindo! Mas se tirássemos os dias do evento e seu apogeu, o resto é só desgaste, gente brigando, chorando, sangrando profusamente pelo que acreditam: liberdade ampla geral e irrestrita!

De todo o universo de liberdade tecnológica que poderíamos contemplar na Latinoware, propiciamos um espacinho. Foz do Iguaçu é pequena pra tudo o que há de novo em termos de robótica livre, dados abertos, redes realmente sociais. O orçamento da Latinoware é uma porção do que podemos ocupar de espaços no evento, em hotéis, em deslocamento de pessoas. E tem o público do evento, que é democraticamente soberano!

Assim, a gente fez o maior esforço para fazer um evento que atendesse bem ao que o público queria (muitas palestras e atividades de multimídia, redes sociais, educação) ao mesmo tempo em que buscávamos trazer a inovação extrema (cidades digitais, tomadas elétricas verdes, impressoras tridimensionais de robôs), questões estruturantes (a saúde de todos com tecnologias livres e cidades transparentes) e também uma nova conferência mundial (o Drupalcamp). Não teve chamada de trabalhos, muita coisa boa ficou de fora e sempre vai ficar em um evento deste porte e natureza.

Mas, antes de mais nada, queremos convidar a todos a participar do melhor programa que fizemos até hoje! O Cesar está no Ministério do Planejamento. A Joice, hoje administradora da BrodTec, terá a responsabilidade sobre muitas outras atividades. Enfim, essa é a última Latinoware com o temário conduzido pela BrodTec e pela dupla Cesar e Joice.

A gente queria terminar o artigo dizendo "Fica, vai ter bolo!". Afinal, são 20 anos de Linux, 15 anos de KDE e mais outros tantos aniversários que comemoraremos na Latinoware 2011. Mas, será que vai ter bolo? Só estando lá para saber.

Esperamos ver muitos de nossos leitores na Latinoware. Vai ser um baita evento! Nos vemos lá!

Mais informações em http://www.latinoware.org

Sobre o autor

Cesar Brod é empresário e consultor nos temas de inovação tecnológica, tecnologias livres, dados abertos e empreendedorismo. Sua empresa, a BrodTec, faz também trabalhos tradução e produção de conteúdo em inglês e português. Além de sua coluna, Cesar também contribui com dicas para o Dicas-L e mantém um blog com aleatoriedades e ousadias literárias. Você pode entrar em contato com ele através do formulário na página da BrodTec, onde você pode saber mais sobre os projetos da empresa.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod