você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Navegar é preciso

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 03 de Março de 2011

Desde o final de 2007 a BrodTec mantém o portal da Casa de Cinema de Porto Alegre. Dentre muitas outras coisas, o portal da Casa é legal por nos permitir uma boa visão dos internautas que curtem cinema, literatura, política e muitos dos demais assuntos tratados por seus sócios blogueiros: Jorge Furtado, Carlos Gerbase, Giba Assis Brasil e Luciana Tomasi. A gente acaba inferindo e descobrindo algumas coisas bem interessantes a partir das estatísticas de acesso ao portal. Uma delas é a concentração dos internautas em Porto Alegre e São Paulo seguida, de longe, pelo Rio de Janeiro. No quarto lugar, porém, vem a cidade de Contagem, em Minas Gerais. O primeiro cinema de Contagem, uma cidade com pouco mais de 600 mil habitantes, foi inaugurado em novembro de 1915 pelo Padre Joaquim Martins com a finalidade de arrecadar dinheiro para as obras de reforma da igreja matriz.

Entre os dias 24 e 29 de agosto de 2010 aconteceu, na cidade de Goiânia, o festival Perro Loco, festival de cinema universitário latino americano. André Novaes, da cidade de Contagem, estudante da PUC-Minas, ganhou dois prêmios por seu filme "Fantasmas": o de Melhor Experimentação de Linguagem, por conseguir transformar uma imagem aparentemente banal em uma construção narrativa surpreendente; e o Prêmio Especial do Júri, por lembrar que o cinema é construído, sobretudo, de ideias.

Aparentemente, porém, não há nenhuma correlação que tenha feito com que mais de 4,5% de todos os visitantes da Casa de Cinema de Porto Alegre, nos últimos trinta dias, tenham vindo da cidade de Contagem. Claro, deve haver uma correlação. Apenas não consegui descobri-la.

-oOo-

Abaixo, uma representação (em percentual de participação) da evolução dos navegadores mais usados pelos internautas ao acessar o portal da Casa de Cinema de Porto Alegre, desde 2008:

Navegador/Ano 2008 2009 2010 2011
Internet Explorer 71,20 66,89 54,11 36,76
Firefox 23,26 28,03 30,37 30,89
Chrome - 1,61 9,17 21,47
Safari 2,91 2,69 5,43 9,79

Agora, os sistemas operacionais:

OS/Ano 2008 2009 2010 2011
Windows 91,93 92,85 89,55 82,71
MacOS 4,74 5,48 7,84 13,29
Linux 3,26 1,57 2,38 2,94
iPhone/iPad - 0,02 0,14 0,63
Android - - - 0,08

Estas estatísticas, ressalto, correspondem a de apenas um portal brasileiro. Mas, permito-me algumas questões:

  1. Será que a diminuição do uso do Linux em mais da metade, entre 2008 e 2009 teve algo a ver com as pessoas comprando computadores através do programa Computador para Todos e, depois, instalando um Windows pirata(?) nos mesmos? Será que o crescimento posterior deve-se ao amadurecimento do programa, da melhoria do Linux para os usuários finais ou de uma melhor estrutura de suporte ao mesmo?
  2. A curva de crescimento do Firefox entre os navegadores diminuiu bastante com a entrada do Chrome, mas o crescimento do Safari não parece ter sofrido. Será que esta relação pode ser estabelecida diretamente com o aumento constante do uso do MacOS? Será que este crescimento do MacOS se dá apenas entre os aficcionados por cinema?
  3. O Chrome não aparecia nas estatísticas até 2009. O Android apareceu apenas em 2010. Ambos são desenvolvidos pelo Google. Podemos esperar do Android um crescimento similar ao do Chrome?

-oOo-

Em junho de 2010, o Matt Asay escreveu um artigo para a CNET em que perguntava se o Google poderia levar os CIOs à adotarem o Linux. Vale a pena ler todo o texto, mas em determinado momento, Matt diz "não espere que o Google impulsione o desktop Linux ou Mac" mas a empresa está ativamente definindo o futuro do desktop com duas iniciativas de código aberto: Android para plataformas móveis e o Chrome para a navegação na web.? As bolas de cristal do Matt são bem melhores que as minhas, que ainda não serviram para nada na tentativa de descobrir por que o pessoal de Contagem visita tanto o portal da Casa de Cinema de Porto Alegre. Algum leitor da cidade pode me dar uma dica?

PS: A distribuição Linux usada no Google é o Goobuntu.

Sobre o autor

Cesar Brod é empresário e consultor nos temas de inovação tecnológica, tecnologias livres, dados abertos e empreendedorismo. Sua empresa, a BrodTec, faz também trabalhos tradução e produção de conteúdo em inglês e português. Além de sua coluna, Cesar também contribui com dicas para o Dicas-L e mantém um blog com aleatoriedades e ousadias literárias. Você pode entrar em contato com ele através do formulário na página da BrodTec, onde você pode saber mais sobre os projetos da empresa.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod