você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Sam Ramji

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 02 de Outubro de 2008

Na semana do dia 8 de setembro, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o Sam Ramji, diretor de estratégias de plataformas da Microsoft. Tivemos uma reunião sobre a evolução dos trabalhos mantidos em parceria com a Microsoft em universidades brasileiras, no caso a UFRGS, a Unicamp e a Unesp. Os representantes destas universidades, Prof. Nicolas Maillard, Prof. Sandro Rigo e Prof. Eduardo Morgado, respectivamente, estavam presentes, junto a outros executivos da Microsoft.

Eu já havia tido contatos anteriores com o Sam desde que a BrodTec começou a prestar serviços de gestão de projetos de interoperabilidade e código aberto para a Microsoft, um trabalho que já entrou em seu terceiro ano consecutivo. O Sam trouxe, em sua bagagem para a Microsoft, uma grande experiência em desenvolvimento de sistemas e negócios em código aberto que influenciaram diretamente as relações que hoje ele e sua equipe mantêm com empresas como a Zend, MySQLAB e JBoss. Como muitos que trabalham com software de código aberto na Microsoft, o Sam teve a sua carga de críticas e flames, mas foi muito bom poder ver que iniciativas como o Open Source Software Lab da Microsoft, também sob a responsabilidade do Sam, e os Innovation Centers de Interoperabilidade e Código Aberto com os quais trabalhamos no Brasil, já apresentam resultados concretos e puderam colaborar com a gama de conhecimento e tecnologias livremente disponíveis à comunidade.

Até hoje, tive maior contato com as equipes da UFRGS e da Unicamp. A primeira sediada na terra do Fórum Internacional de Software Livre, a segunda sedia uma das maiores comunidades de usuários, incentivadores e desenvolvedores de software livre. Lembro que em uma das primeiras reuniões que tive com a equipe da Unicamp, passei por um corredor anunciando camisetas com os dizeres "Kill Bill" (e não era uma alusão ao filme homônimo do Tarantino). A Unesp foi a primeira universidade brasileira a assinar com a Microsoft o MSDN Academic Alliance, é presença constante nas várias edições do ImagineCup e, até pouco tempo, todos os trabalhos de graduação nas áreas de tecnologia estavam voltados à plataforma Microsoft. Depois de estabelecida a parceria de desenvolvimento em código aberto com a própria Microsoft, os alunos do Prof. Morgado passaram a ter mais contato com Linux e outros softwares livres. Hoje, um dos projetos mais populares do Innovation Center da Unesp é um Windows portátil, graças à sua virtualização em cima de Linux. Além disto, hoje, cerca de 30% dos trabalhos de graduação tem, como base, softwares de código aberto. Segundo o Prof. Morgado disse, nesta reunião que tivemos com o Sam, a Microsoft teve boa parte da responsabilidade na introdução de software livre na Unesp. Polêmico isto, né? Mas é verdade...

Ao ler o que o Sam escreve em seu blog pessoal ou nos artigos que mantém no Port25 é possível perceber que ações pragmáticas têm feito um grande bem à expansão de negócios e sistemas de código aberto, em ambientes interoperáveis e sempre com respeito ao que os clientes e usuários de tecnologia querem e precisam. Ainda bem que ele não é o único que pensa desta forma.

Sobre o autor

Cesar Brod é empresário e consultor nos temas de inovação tecnológica, tecnologias livres, dados abertos e empreendedorismo. Sua empresa, a BrodTec, faz também trabalhos tradução e produção de conteúdo em inglês e português. Além de sua coluna, Cesar também contribui com dicas para o Dicas-L e mantém um blog com aleatoriedades e ousadias literárias. Você pode entrar em contato com ele através do formulário na página da BrodTec, onde você pode saber mais sobre os projetos da empresa.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod