você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Portais Corporativos 9 - Medindo os resultados de um portal

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 25 de Setembro de 2007

Já chegamos à conclusão de que um portal corporativo é necessário. Muitos portais, porém, uma vez construídos, acabam caindo no esquecimento dentro da própria empresa. Falamos sobre algumas razões pelas quais isto ocorre:

  1. O portal fica no domínio do pessoal de informática, e não da equipe de gestão e marketing;
  2. O portal foi construído apenas como uma resposta à concorrência, sem uma estratégia;
  3. Não são feitas medidas efetivas do resultado da presença na Web, ou mesmo não há uma expectativa do que se espera como resultado.

Também é fato que ainda é um bom negócio a venda de "sites prontos". Empresas oferecem uma página Web da mesma forma que vendem um patrocínio para um clube esportivo local, por um valor, às vezes, muito barato, sem gerar nenhuma expectativa de resultado, mas que dão a quem compra o serviço a impressão de que agora existe uma presença na Internet. De fato, muitas vezes, o que passa a existir é uma loja com uma vitrine que não vai atrair ninguém, ou que até atraia, mas que não dê a devida resposta. Mais uma vez, caso você ainda não tenha feito esta experiência, selecione algumas empresas de sua região que tenham alguma presença na Web, mande um e-Mail de acordo com a informação prestada em sua página e meça o tempo e a efetividade da resposta.

Em um dos artigos desta série, falamos sobre duas ferramentas, o Alexa e a WayBack Machine. Há muitas outras disponíveis na Web, como o Google Analytics, AdSense e AdWords. Grande parte dos provedores de serviços de hospedagem Web ainda incluem ferramentas de análise de tráfego em seu pacote de serviços. Certamente, porém, você não quer apenas tráfego em seu portal, mas sim novos clientes e mais vendas. Algumas das ferramentas citadas acima podem dar uma ajuda neste sentido (especialmente o trio do Google), mas é a interação direta com seus clientes, propiciada através de seu portal, que lhe dará a real dimensão do quanto vale a pena os investimentos em sua presença na Web.

Não perca no próximo artigo, ainda desta série sobre portais corporativos: "A Intranet e a melhoria contínua dos processos empresariais". Até lá!

Sobre o autor

Cesar Brod é empresário e consultor nos temas de inovação tecnológica, tecnologias livres, dados abertos e empreendedorismo. Sua empresa, a BrodTec, faz também trabalhos tradução e produção de conteúdo em inglês e português. Além de sua coluna, Cesar também contribui com dicas para o Dicas-L e mantém um blog com aleatoriedades e ousadias literárias. Você pode entrar em contato com ele através do formulário na página da BrodTec, onde você pode saber mais sobre os projetos da empresa.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod