você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

MiddleCreek

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 08 de Maio de 2007

Uma das coisas que admiro na Internet é o espaço que ela dá para projetos grandiosos e também para pequenas brincadeiras que, muitas vezes, transformam-se em projetos grandiosos e tornam seus autores milionários. O caso mais recente de um projeto pequeno que vitaminou-se a ponto de ser comprado pelo Google é o do YouTube. A quantidade de coisas que surgem a cada dia na Internet torna muito difícil prever qual será a novidade charmosa de daqui há pouco. Mas sei lá, aposto que iniciativas similares ao MiddleCreek ainda terão sua chance de fazer milionários.

MiddleCreek é uma lista de e-Mails criada no YahooGroups no longínquo mês de abril de 2001 pelo Gustavo Jantsch, vulgo Coreano, meu primo. Segundo o próprio:

"Olhando pra trás, além do meu traseiro, eu vejo que a motivação principal sempre foram mulheres, rock'n'roll, cerveja, grana... não me lembro em qual dessas a middlecreek se encaixava, mas acho que não era mulheres e muito menos o meu traseiro. Uns fato que é realidade, é que não foi pra melhorar o português e aprender regras de concordância..."

A descrição colocada no próprio grupo no Yahoo, porém, sintetiza a natureza do grupo: Grupo de Malucos de Arroio do Meio. A lista é composta por um imenso número de 20 integrantes, cada um ligado, de uma forma ou outra, à cidade de Arroio do Meio. Esta forma de ligação inclui o fato de ter nascido na cidade (caso da grande maioria dos integrantes), ter nascido em outra cidade mas passado uma parte significativa da infância em Arroio do Meio (ao menos, este é o meu caso, sendo que a segunda infância ocorreu há muito pouco tempo), ou ter sido eleito cidadão honorário pelos demais integrantes da lista para poder fazer parte de uma banda de rock formada apenas por arroiomeenses. Sim, a lista tem o poder de tornar cidadão honorário da cidade quem quer que seja! E nenhum membro jamais se importou em perguntar ao prefeito se podia fazer isto ou não.

Falando em banda de rock, foram quatro as oficialmente formadas dentro da lista. A mais famosa e talvez mais efêmera é a "Joe Costella". Minha participação na mesma durou uma apresentação oficial no Cine Teatro Real e outras nem tão oficiais assim no famoso Bar Kalabouço, ainda nos áureos tempos do Auri! A apoteose do show era a apresentação dos integrantes: "Na bateria, Joe Costella! No baixo, Joe Costella..." Já imaginam o resto! Da "Joe Costella" surgiram outras bandas, formadas em grande parte pelos mesmos integrantes, como a "Ice Killers", "Ponto 40" e "Rush Covers". Até hoje pergunto-me se estes "spin-offs" estão, de alguma forma, relacionados com minha meteórica carreira como vocalista...

Arroio do Meio é uma cidade pequena, com cerca de 18 mil habitantes e pouco mais de 150 quilômetros quadrados de área. Ainda assim, espalhou bastante gente pelo mundo afora. Não raro os integrantes da lista estão na França, Alemanha, São Paulo, Porto Alegre, Travesseiro ou Capitão. Perguntei ao pessoal da lista quais os membros que estão mais longe e a resposta do próprio Gustavo foi "são os que estão em Arroio do Meio mesmo."

Mas afinal, qual é a finalidade deste artigo? Talvez a primeira seja a mesma da lista! De verdade mesmo, nenhuma! Fora o fato de manter o contato com os amigos, sabendo que os limites geográficos de Arroio do Meio (ou de qualquer outra cidade) inexistem na Internet e de receber, gratuitamente, fotos da vaquinha do Xande (vaquinha no sentido de gado leiteiro mesmo!).

Enfim, em tempo de tantas ferramentas que facilitam o convívio social na Internet, será que já não é tempo de voltarmos a explorar o potencial de pequenos grupos onde as pessoas realmente se conhecem, trabalhando conteúdos e oportunidades regionais, mas levando em conta agora que falamos de regiões sem fronteiras definidas?

Nota: Enquanto eu escrevia este texto, um dos companheiros da lista escapou, ileso, de um assalto em Porto Alegre. Ele conseguiu levar o fato com bom humor e ainda fez um relatório contando o ocorrido. Serviu para trocarmos informações sobre segurança e lugares onde se pode e não se pode ir em uma cidade grande. Uma pena ver que a violência já é um problema tão grande em nosso país, refletindo-se até em uma lista de 20 pessoas da cidade de Arroio do Meio. Um abraço pro Gutão!

Sobre o autor

Cesar Brod é empresário e consultor nos temas de inovação tecnológica, tecnologias livres, dados abertos e empreendedorismo. Sua empresa, a BrodTec, faz também trabalhos tradução e produção de conteúdo em inglês e português. Além de sua coluna, Cesar também contribui com dicas para o Dicas-L e mantém um blog com aleatoriedades e ousadias literárias. Você pode entrar em contato com ele através do formulário na página da BrodTec, onde você pode saber mais sobre os projetos da empresa.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod