você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Vida nova para computadores antigos com discos SSD

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 05 de setembro de 2016

Se o seu computador já está ficando velhinho, não se livre dele ainda. O primeiro passo é instalar uma distribuição GNU/Linux. Sistemas GNU/Linux são mais leves, não precisam rodar antivírus e outras pragas virtuais geralmente passam longe.

Uma segunda providência é instalar o sistema operacional em um disco SSD (Solid State Disk). Discos SSD são muito mais rápidos, não possuem partes móveis. Você não precisa comprar um disco de alta capacidade, o objetivo é instalar o sistema operacional neste disco. Em meu sistema, o sistema instalado está ocupando apenas 13 GB. O espaço restante eu vou usando conforme apareçam aplicativos que necessitem de maior performance de acesso a disco. As demais partições, como por exemplo o /home, podem ser instaladas em discos SATA normais. No meu caso, eu comprei um disco SSD Sandisk PLUS 2.5 SATA 3.0 (6 Gb/s), 120GB, capacidade de leitura de até 520MB/s e capacidade de gravação de 180MB/s. Paguei pelo disco R$199,90. Além do disco SSD eu tenho três outros discos, um deles apenas para backup de meus servidores.

Após a montagem do disco reinstalei a versão 18 do Linuxmint, e vida nova. O computador agora está voando, os aplicativos abrem quase que instantaneamente após invocados. Nada mal para um computador de 5 anos :-)



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida