você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

unetbootin: Instalação GNU/Linux em partição ou dispositivo usb

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 06 de maio de 2014

Dispositivos para leitura de DVDs em notebooks ou mesmo computadores pessoais são cada vez menos utilizados. O acesso à Internet, ainda extremamente lento no Brasil para a maior parte da população, ainda assim, permite o download de material que normalmente obtinhamos por meio de um DVD.

O aplicativo unetbootin permite que seja feita a gravação de uma distribuição GNU/Linux em uma partição do disco rígido ou em dispositivos USB (cartões SD, pendrives, etc.).

Na página do projeto estão disponíveis binários para sistemas Windows, Linux e MacOS. Escolha a sua versão e mãos à obra.

O programa é bastante simples, consiste de apenas uma tela, onde devem ser especificados os valores desejados:

Como podemos ver pela imagem, existem duas maneiras de se obter os dados a serem gravados na partição ou no dispositivo USB: através de download da imagem através da Internet (primeira opção) ou especificando a localização de uma imagem no próprio disco rígido. Na imagem acima foi usada a segunda opção. Usamos a imagem do sistema Linux Mint (linuxmint-16-cinnamon-dvd-64bit.iso) e selecionamos para gravação o dispositivo /dev/sdc1. Neste caso, como havia apenas um dispositivo usb conectado, sua detecção se deu de forma automática. O programa exige que o dispositivo usb esteja formatado com FAT32, caso contrário será emitida uma mensagem de erro.

Uma vez fornecidos os parâmetros, basta clicar em ok e aguardar pelo final do processo.

Para instalar em sistemas Debian GNU/Linux e derivados, siga os passos abaixo:

$ sudo add-apt-repository ppa:gezakovacs/ppa
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install unetbootin

Uma vez gravada a imagem, você poderá usá-la para a recuperação de sistemas, instalação de novas versões, etc.

Links úteis e referências



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida