você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Tutorial em vídeo para a criação de tutoriais em vídeo - parte 1

Colaboração: Cesar Brod

Data de Publicação: 16 de dezembro de 2013

Não sou nenhum expert na criação de tutoriais em vídeo, mas depois que publiquei um artigo sobre o acompanhamento de projetos usando as ferramentas do Google Drive, várias pessoas me perguntaram como fiz os vídeos, em especial o novo amigo Laercio Elias Pereira, criador e mantenedor do Centro Esportivo Virtual, a quem dedico essa pequena série de tutoriais.

Para começar, uso Linux. Esse tutorial não é dedicado a usuários de outros sistemas operacionais por uma simples razão: eu uso o Linux, só isso. Por outro lado, boa parte das ferramentas que uso neste tutorial rodam em outras plataformas operacionais. Assim, quem tiver vontade que remixe esse tutorial para a plataforma de sua preferência. Gosto não se discute. Conheço uma senhora idosa que se alimenta de muco nasal (em gauchês: sei da velha que comia ranho!).

Mas, independente de qualquer coisa, a questão aqui é criar um tutorial em vídeo. Nesse caso, um tutorial em vídeo sobre a criação de tutoriais em vídeo. A primeira coisa a ser feita é criar um roteiro, um "script". Não precisa ser nada muito complicado e toda a técnica para isso é maestralmente explicada pelo Giba Assis Brasil.

Como trabalho bastante com traduções e produção de textos, tenho dois monitores. Por isso, em um deles deixo o roteiro do vídeo aberto e uso o outro para fazer a gravação. Mas, claro, você pode escrever o roteiro e imprimi-lo para usá-lo como guia. O importante é ter um guia para manter a objetividade e evitar muitas divagações, um problema que eu enfrento, como é facilmente notável.

Para gravar esse tutorial, precisei usar dois programas para a captura de tela. O que eu uso, normalmente, é o gtk-recordmydesktop mas, para poder mostrar o que fiz com o gtk-recordmydesktop, usei outro capturador de tela, o kazam. Como quero que a minha imagem apareça, também, no vídeo, usei o gnome-mplayer, mas qualquer programa que exiba as imagens da webcam serve (como o cheese, por exemplo). Se você usar seu gerenciador de pacotes preferido para instalar os programas citados e aceitar os prerrequisitos necessários, você terá tudo o que precisa para gravar um vídeo exatamente como o do exemplo ao final desse artigo. Para os que usam o Debian ou distribuições baseadas nele, como a sensacional Emmabuntüs, recomendada pelo meu amigo Paulo Falcão, basta abrir um terminal e executar o comando

  sudo apt-get install gtk-recordmydesktop kazam gnome-mplayer openshot

e permitir a instalação das dependências necessárias.

Por enquanto, o vídeo gravado está assim, bem cruzão mesmo. Na medida em que o tempo e a vontade me permitirem, vou mostrando como melhorá-lo.

Cesar Brod usa o Linux desde antes do kernel 1.0.

Cesar Brod ministra cursos in-house adequados à necessidade de sua empresa, além de atuar como coach de equipes ágeis. Visite nosso portal para saber mais ou entre em contato diretamente com o autor para mais informações.



Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod