você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Transforme o seu celular Android em webcam sem fio na plataforma Linux

Colaboração: Alessandro de Oliveira Faria

Data de Publicação: 05 de maio de 2012

Utilizar o celular como dispositivo de vídeo captura, traz o benefício econômico (dispensa a necessidade de comprar uma webcam), como também podemos utilizar o aparelho telefônico como uma câmera sem fio e totalmente transparente ao sistema operacional.

Imagine durante uma vídeo conferência no Skype, você simplesmente carregar o seu telefone de um lado e para o outro e transmitindo ao vivo a imagem. Processar em tempo real com visão computacional no servidor, as imagens do celular enquanto caminha. Efetuar o reconhecimento facial na multidão com processamento no desktop como se fosse uma webcam.

O objetivo deste documento não é trazer aplicabilidades para este recurso. Então fica a cargo de sua imaginação do que fazer com um dispositivo sem fio transmitindo vídeo ao vivo para o seu sistema operacional GNU/Linux.

Aplicativos que agregam funcionalidades de outros aparelhos em nosso Android, são sempre bem vindos. O aplicativo foi desenvolvido pela Dev47 (www.dev47apps.com), e disponibilizado no Google Market (agora denominado Google Play).

A mágica do Droidcam esta na comunicação o PC através da rede WiFi ou por cabo USB (em ADB Bridge). O conceito de funcionamento é simples, basta primeiramente executar o aplicativo no smartphone, e logo em seguida o IP e a porta sera exibida, então informe no desktop o IP e a respectiva porta e depois clicar no botão connect, a câmera é acionada automaticamente.

Download e instalação

Primeiramente precisamos baixa os fontes do módulo do kernel para versão 32 ou 64 bits disponível no link abaixo:

Após o download descompacte o pacote com o comando:

  $ tar -zxvf nome_do_pacote

Compile e instale seguindo os comando abaixo:

  $ mkdir droidcam
  $ cd droidcam
  $ tar -zxvf droidcam-x64.tar.gz
  $ sudo ./install

Verifique se tudo esta funcionado corretamente, com o comando "lsmod". O mesmo utilizaremos para constatar a presença do módulo do kernel droidcam_v4l em memória.

  $ lsmod| grep droidcam
  droidcam_v4l           14331  0
  videodev              102250  2 droidcam_v4l,uvcvideo

Vale a pena mencionar, se o sistema operacional for reiniciado, basta utilizar o comando abaixo para iniciar o módulo do kernel:

  # modprobe droidcam_v4l

Se desejar modificar a resolução da imagem, basta executar a instrução a seguir para com os respectivos parâmetros:

  # /sbin/insmod /lib/modules/`uname -r`/kernel/drivers/media/video/droidcam_v4l.ko width=LARGURA height=ALTURA

Antes de testar o seu funcionamento, para desinstalar o projeto, execute o comando "rmmodm" e apague alguns arquivos.

  # rmmod droidcam_v4l
  # rm -rf /usr/bin/droidcam
  # rm -rf /usr/bin/X11/droidcam
  # rm -f /lib/modules/`uname -r`/kernel/drivers/media/video/droidcam_v4l.ko

Não esqueça de instalar o programa droidcamX disponível no Google Market (antigo Google Market) no seu celular android. Para colocar no ar a sua webcam sem fio, primeiramente execute o programa droidcamX no seu celular e logo em seguida o comando droidcam no Linux. Ao executar o programa no celular veremos o IP que devemos informar no programa recém executado no Linux e pronto!

Para terminar, como sempre um vídeo para visualizarmos a sua funcionalidade:

Criticas e sugestões : <cabelo (a) opensuse org>

Este artigo foi publicado originalmente no site Viva o Linux.

Alessandro de Oliveira Faria é Sócio-proprietário da empresa NETi TECNOLOGIA fundada em Junho de 1996, empresa especializada em desenvolvimento de software e soluções biométricas, Consultor Biométrico na tecnologia de reconhecimento facial, atuando na área de tecnologia desde 1986 assim propiciando ao mercado soluções em software nas mais diversas linguagens e plataforma, levando o Linux a sério desde 1998 com desenvolvimento de soluções open-source, diversos documentos técnicos disponibilizado na internet, membro colaborador da comunidade Viva O Linux, mantenedor da biblioteca open-source de vídeo captura, openSUSE Member entre outros projetos. Saiba mais.


Veja a relação completa dos artigos de Alessandro de Oliveira Faria

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script