você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Semana IPv6 - e você, estará preparado?

Colaboração: Antonio M. Moreiras

Data de Publicação: 21 de setembro de 2011

Como todos já devem saber, os endereços IPv4 livres estão no fim. O estoque central terminou há meses. Na região Ásia e Oceania, a reserva também já se esgotou. E para nós, as previsões mais pessimistas dizem que temos menos de um ano antes que o estoque local se acabe.

A implantação do IPv6 é urgente em todos os serviços expostos na Internet, para que seu crescimento não seja prejudicado!

Tendo em vista esse problema, em 08 de Junho, foi realizado um grande teste mundial do IPv6, chamado World IPv6 Day, cujo principal objetivo era fazer os provedores de conteúdo (sites e portais Web, principalmente) testarem o funcionamento do IPv6 por 24h, verificando se havia algum tipo de problema com os usuários IPv4. Havia preocupações nesse sentido, bem fundadas, pois alguns sistemas operacionais tentam fazer túneis IPv6 automaticamente, sem conhecimento ou intervenção do usuário, e esse processo pode falhar. Pois bem, o teste foi um sucesso, quase não houve problemas e cerca de 60% dos participantes mantiveram o IPv6 em funcionamento definitivamente.

Para nós brasileiros, o lado ruim é que para a maior parte dos sites nacionais não houve condições de participar, ou por falta de tempo para se prepararem, ou por falta de suporte dos provedores Internet. Embora alguns portais bem importantes, como o Terra e o iG, tenham se juntado à iniciativa.

Para quem não conseguiu, haverá uma nova oportunidade, aberta também aos que já participaram e até a quem já tem o IPv6 implantado. Um novo teste será realizado de 06 a 12 de Fevereiro de 2012: a "Semana IPv6". Empresas e instituições como: Alog, Globo, iG, KingHost, Tecla, Terra, UOL e USP já confirmaram sua participação. O teste conta também com apoio da Futura Networks, e será na mesma data da Campus Party Brasil. Os campuseiros terão acesso IPv6 nativo, fornecido pela Telefônica, e exercerão um papel importante nos testes.

A data é condizente com a real necessidade de implantação do IPv6 na Internet. É desafiadora, porém viável. Todos estão convidados a participar: provedores de conteúdo, sites Web, provedores de serviços e de acesso Internet, empresas usuárias da rede, e mesmo usuários domésticos, cada qual exercendo um papel específico.

A iniciativa conta com a coordenação do NIC.br, e apoio do escritório brasileiro da Internet Society.

Mais informações em: http://ipv6.br/semana

Antonio M. Moreiras é engenheiro, trabalha no NIC.br e coordena a iniciativa IPv6.br, cujo objetivo é disseminar a utilização do protocolo no país.


Veja a relação completa dos artigos de Antonio M. Moreiras

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script