você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Seafile - um Dropbox particular

Colaboração: Cesar Brod

Data de Publicação: 29 de outubro de 2013

Se você é daqueles que não confia seus dados nem à sua própria mãe, o Seafile pode ser uma alternativa interessante aos sistemas de armazenamento de arquivos na nuvem, como o Dropbox, SkyDrive, UbuntuOne ou outros.

Resumidamente, o Seafile criptografa seus arquivos localmente, com uma senha determinada pelo dono dos arquivos (claro, a senha deve ser daquelas boas para que a proteção do ambiente seja a melhor possível), antes de enviá-los ao servidor.

Detalhando um pouco mais, a partir da senha definida pelo usuário, o Seafile gera um número de 32 bytes, que servirá como a chave de acesso aos arquivos, usando o algoritmo PBKDF2. Em seguida, o algoritmo AES 256 é usado para criar um par de chaves criptografadas a ser usado na criptografia e transferência dos arquivos entre a máquina do usuário e o servidor. Nem o administrador do sistema será capaz de visualizar o conteúdo dos arquivos. Este processo de criptografia pode ser feito tanto no cliente desktop quanto em um navegador web, e pode ser feito também a partir de dispositivos móveis.

Outros métodos adicionais de proteção de dados e mitigação de ataques de força bruta são implementados pelo Seafile e você pode conhecer todos eles acessando sua documentação.

Pacotes para os servidores e clientes do Seafile podem ser obtidos diretamente da página de downloads do projeto, mas você também pode compilar diretamente a partir dos códigos-fonte.

Se você se interessa pelo assunto, conheça também o projeto Cyphertite.

Você pode implementar o Seafile de sua empresa nos servidores extremamente seguros da BlackDoor Security.

Cesar Brod ministra cursos in-house adequados à necessidade de sua empresa, além de atuar como coach de equipes ágeis. Visite nosso portal para saber mais ou entre em contato diretamente com o autor para mais informações.



Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script