você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

psensor - sensor gráfico de temperatura

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 01 de dezembro de 2014

Nós raramente nos preocupamos com a temperatura dos componentes de nossos computadores, mas é bom prestar atenção. Recentemente o meu computador, com LinuxMint 13 instalado, começou a rebootar sem aviso, e depois de algum tempo passou a desligar sozinho. Olhando as mensagens que apareciam rapidamente, eu vi que algo estava errado com a temperatura do processador.

Fiz uma revisão do equipamento e foi observado que a pasta térmica, que fica entre o processador e a ventoinha do processador já não estava mais funcionando apropriadamente.

Da Wikipedia: A pasta térmica é um composto químico elaborado com elementos com propriedades de conduzir bem o calor, ou seja, são bons condutores de calor. Na informática é usado principalmente para dissipar o calor do processador, passando-o para o dissipador, e este vai ser resfriado por ação da ventoínha parafusada ao dissipador.

O software psensor é bastante simples e pode oferecer um acompanhamento em tempo real da temperatura do disco rígido, dos processadores e também da carga da CPU. Antes da manutenção, a temperatura da CPU estava atingindo muito rapidamente os 99ºC, quando o normal é que os processadores trabalhem em temperaturas não superiores a 60ºC e na média fiquem entre 40 e 50ºC. Estes são os valores que observei antes e depois da manutenção, mas podem variar conforme o hardware.

Para instalar o psensor em sistemas Debian GNU/Linux e derivados (Ubuntu, LinuxMint, etc):

  sudo apt-get install psensor

Screenshot

Crédito da imagem: http://www.ubuntugeek.com/wp-content/uploads/2010/08/psensor-last.png

Referência: Psensor - A Graphical Temperature Monitor

Veja também



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script