você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Portofino - da base de dados à aplicação web em 30 segundos

Colaboração: Cesar Brod

Data de Publicação: 06 de setembro de 2013

A parte considerável de qualquer aplicação corporativa diz respeito à armazenagem e recuperação de dados, incluindo múltiplas formas de exibição de informações em tabelas, gráficos, calendários, etc. Várias empresas ainda dependem de aplicativos rodando no sistema operacional desktop, muitas vezes proprietário, com limites de número de acessos simultâneos. Assim, sempre é útil quando há a possibilidade de usar ferramentas em software livre que, a partir do acesso à base de dados, permitam a migração gradual para uma solução que use, como cliente, um navegador web padrão que possa rodar em qualquer sistema operacional rodando em desktops e plataformas móveis. Esta é a proposta do Portofino.

Desenvolvido em Java e disponibilizado sob uma licença livre (LGPL), o Portofino permite a conexão individual ou simultânea com gerenciadores de bases de dados livres (PostgreSQL e MySQL) e até proprietários (MS SQL Server, Oracle, IBM DB2). Mais do que simplesmente montar as telas para cadastro, recuperação, atualização e eliminação de dados (CRUD, para os íntimos), o sistema possui pilotos automáticos (wizards) para a criação de um gestor de conteúdos e gráficos dos mais variados tipos.

Para os que tem familiaridade com a linguagem Java, o Portofino oferece a possibilidade de criação de scripts que permitem a criação de novas aplicações ou a personalização de aplicações geradas pelos wizards. Por exemplo, você pode usar o Portofino para migrar, gradualmente e sem maiores sustos para o seu cliente, sistemas proprietários rodando em bases de dados DB2, Oracle ou MS SQL Server - comece migrando a aplicação, usando a base de dados existente e aproveite a oportunidade para aprender, otimizar e migrar a estrutura de dados para o PostgreSQL ou o MySQL. Faça a conta de quanto o cliente gasta com licenças de uso para estas bases de dados e sistemas proprietários e estabeleça um plano de migração factível, oferecendo um real retorno de investimento que justifique o pagamento dos serviços de migração de sua equipe.

Assista o vídeo de pouco mais de um minuto que está na página do projeto e, em seguida, navegue entre as suas funcionalidades.

Leia também

Cesar Brod é estudante.

Cesar Brod ministra cursos in-house adequados à necessidade de sua empresa, além de atuar como coach de equipes ágeis. Visite nosso portal para saber mais ou entre em contato diretamente com o autor para mais informações.



Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod

 

 

Opinião dos Leitores

Alessio Stalla
10 Set 2013, 04:54
Hi! I'm one of the developers of Portofino :) Thanks for taking the time to blog about it!

About Eduardo's question: I don't speak Portuguese/Brazilian, so I might not have understood everything... anyway, Portofino uses Stripes as the web framework and JSP (with a couple of custom tags) for the view. We use the templating engine that comes with Stripes a lot, and we have our own skins/templating system (which we are improving in version 4.1). You have many options for customizing the view, and if you're interested further I invite you to write on our mailing list.
Eduardo
06 Set 2013, 16:48
Muito show, ele trabalha será com outra camada de view? pelo que vi são em jsp... se der pra customizar...
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script