você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

OrientDB - 150.000 registros por segundo em hardware tradicional

Colaboração: Cesar Brod

Data de Publicação: 10 de setembro de 2013

Se você é desenvolvedor web, analista de base de dados ou ambos, gerenciadores de bancos de dados NoSQL já devem fazer parte de sua vida ou, no mínimo, de seu foco de atenção para o seu desenvolvimento profissional. Caso você não tenha a mínima ideia sobre o assunto, o livro NoSQL Essencial é um excelente ponto de partida.

O nome NoSQL é meio infeliz. Pode dar a impressão de que os gerenciadores de bancos de dados NoSQL vão na contramão, ou são "inimigos" dos bancos padrão SQL. Antes disso, se você conhece bem o padrão SQL não terá dificuldade em lidar com a sintaxe da maioria dos bancos NoSQL, já que ela apropria-se bem de conhecimentos anteriormente adquiridos, expandindo os horizontes a partir deles. Bancos de dados NoSQL propõem um avanço além do simples armazenamento de dados em estruturas relacionais, considerando bancos de dados orientados a objetos, documentos, grafos, flexíveis o suficiente para um cenário onde o formato das informações e as relações entre elas é cada vez mais complexo e dinâmico.

O OrientDB, escrito em Java e, claro, disponibilizado sob uma licença livre (Apache) é mais uma proposta promissora no mundo NoSQL. Assim como Neo4J, Sones e InfinityGraph, o OrientDB é orientado a grafos - usa estruturas como nodos, vértices e arestas para representar a relação entre os dados - que permite o tratamento de dados tanto no padrão SQL (ou seja, se você já conhece SQL já pode começar a usar o OrientDB) quanto em uma linguagem própria (mas que não assusta a quem conhece o SQL) que vale-se do que há de melhor das tecnologias de bancos de dados orientados a objetos e a documentos.

Os tutoriais do OrientDB são bem completos e recheados de exemplos e receitas práticas.

Página do projeto OrientDB

Dica de leitura

NoSQL Essencial, de Pramod J. Sadalage e Martin Fowler, editora Novatec, São Paulo, 2013.

Cesar Brod é escritor.

Cesar Brod ministra cursos in-house adequados à necessidade de sua empresa, além de atuar como coach de equipes ágeis. Visite nosso portal para saber mais ou entre em contato diretamente com o autor para mais informações.



Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script