você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Neste Natal liberte o seu Motorola Atrix, e o transforme no desktop perfeito

Colaboração: Alessandro de Oliveira Faria

Data de Publicação: 20 de dezembro de 2011

O Atrix cativou todos os usuário Android, pois apresenta dois núcleos e um monte de especificações mágicas que o transforma em notebook. Assim, o Atrix virou o smartphone dos sonhos.

Mas na prática não é bem assim, resumidamente no fim das contas, o Lapdock é um netbook piorado e muito caro. É neste ponto que este artigo muda este cenário, pois libertaremos o Atrix para executar qualquer aplicativo disponível na plataforma Linux.

Quero deixar bem claro que o Atrix cumpre o seu papel de super smartphone com Android: é rápido, é dotado de um super hardware, e a sua capacidade de virar notebook o torna o sonho de todos os nerds.

O preço não ajuda, mas com o aparecimento do RAZR, talvez este cenário mude.

Principais características

  • Android 2.2 (Froyo);
  • Captura e reprodução de vídeo (30 fps);
  • DLNA - Compartilhamento multimídia;
  • 3G Mobile Hotspot - Compatilhamento internet;
  • Leitor de impressão digital;
  • Processador dual core ARM A9 de 1 Ghz;
  • GPU Tegra 2, nVidia 1 GB;
  • Bateriade 1930 mAh;
  • 16 GB de memória interna;
  • Aplicativo WebTop.

O diferencial do Atrix é o Lapdock, ou seja um netbook sem cérebro, com tela de 11,6", teclado chiclet bom e touchpad. Ao plugá-lo no Atrix, em alguns segundos a tela apresenta o sistema operacional denominado webtop, com uma barra de tarefas muito parecida com a do Mac OS X, e uma janela com a interface do telefone.

Com o Firefox disponível, é possível digitar documentos no Google Docs e muito mais. Mas resumidamente o Lapdock é um netbook piorado, pois instalar aplicativo, nem pensar... Então vamos mudar este cenário com este artigo.

Para estimular o leitor deste documento e deixá-lo com água na boca, a seguir alguns screenshots:

Obtendo o acesso a root

"O root é o que chamamos de SUPER USUÁRIO. No Linux temos também o usuário root que é o usuário que pode fazer de tudo no sistema. No celular Android o acesso root serve para fazer algo parecido.

O root no Android permite que as pastas do sistema sejam acessadas e com isso pode-se modificar o sistema operacional do aparelho incluindo funções ou mudando configurações antes restritas.

No Android o root permite fazer overclock do seu celular, instalar aplicativo para distribuir a internet 3G pelo Wi-Fi (tethering) e atualizar o sistema operacional para uma versão mais recente, mesmo que seja a não oficial.

Agora, ROOTEAR o aparelho faz perder a garantia? Isto é uma questão bem controversa, mas se for analisada sob o ponto de vista técnico, faz sentido a garantia ser perdida.

Ao comprar o aparelho você está sujeito as regras dos termos de uso. Ao usar certas funções somente permitidas ao usuário root, você pode acabar danificando fisicamente seu aparelho, o que certamente irá invalidar a garantia como se fosse um MAU USO do produto."

Fonte : http://www.telefonescelulares.com.br

ATENÇÃO: Danos causado ao equipamento devido à utilização deste texto, não é de responsabilidade do autor. Sendo assim, o proprietário do aparelho deve estar ciente de todos os riscos antes de proceder.

Material de trabalho e Pré-Requisitos:

  • Cartão SD Card inserido, o mesmo será formatado, então faça um backup do que não quiser perder o seu conteúdo;
  • Modo Depuração USB: Habilitado;
  • Todos os arquivos utilizados neste tutorial está disponível no Megaupload: www.megaupload.com/?d=T61OFSUM

Root Android

Para ROOTEAR o seu Atrix, utilize o comando abaixo na pasta recém-criada ao descompactar os arquivos mencionados anteriormente.

  $ tar -zxvf Arquivos.tar.gz
  $ cd Arquivos
  $ adb install GingerBreak-v1.20.apk**

Agora execute o programa GingerBreak e selecione a opção "ROOT DEVICE" e espere alguns minutos (no mínimo 5).

Obs.: Caso precise por algum motivo, levar o seu equipamento para o serviço de garantia, execute novamente o programa GingerBreak e selecione a opção "UNROOT DEVICE". Remova o cartão microSD e pronto.

Webtop2sd, a estrela

Chegou a hora da mágica, ou seja instalar o Webtop2SD, que não passa de uma distribuição Linux instalada no SDCARD. Para instalar o aplicativo no celular utilize o comando abaixo:

  $ adb install webtop2sd-2.0.1.apk**

Agora execute o aplicativo Webtop2SD instalado com o comando acima.

Em Webtop particion size selecione no mínimo 4Gbytes do cartão SD.

Na aba Locations, Verifique se a opção Generate a webtop está habilitada, se Source webtop e Target partition estão com os valores iguais ao da imagem a seguir.

No botão de configuração, habilite as abas "Toggle Advanced tab" e "Toggle Diagnostics tab".

Verifique ambas as abas de diagnóstico e configuração avançada e logo a seguir, na aba "Execute", pressione o botão "Go!". Se tudo estiver funcionando corretamente, aparecerá uma tela similar a imagem abaixo (vá tomar uma café). Após alguns minutos o Webtop2SD estará instalado com sucesso.

E agora, o que fazer?

Em primeiro lugar, o LXTerminal não funcionou, então copie o arquivo para o celular e instale o aplicativo conforme os comandos abaixo:

  $ tar -zxvf all-pacotes.tar.gz
  $ adb push lxterminal_0.1.3-2_armel.deb /osh/tmp
  $ adb shell
  $ su
  $ /usr/bin/sudo -H -u adas bash 
  $ cd /osh/tmp
  $ sudo /usr/bin/dpkg -i --root=/osh lxterminal_0.1.3-2_armel.deb**

Outros aplicativos como GIMP, Pidgin e outros, estão disponíveis em "all-pacotes.tar.gz"; para instalar, basta seguir a sintaxe acima porém substituindo o nome do pacote ".deb".

Ressalto que as dependências devem serem instaladas antes do pacote final.

Para finalizar, deixo um vídeo como resultado de toda esta operação:

Como diz o Prof. Pietro Ubaldi:

"O próximo grande salto evolutivo da humanidade será a descoberta de que cooperar é melhor que competir."

Sócio-proprietário da empresa NETi TECNOLOGIA fundada em Junho de 1996, empresa especializada em desenvolvimento de software e soluções biométricas, Consultor Biométrico na tecnologia de reconhecimento facial, atuando na área de tecnologia desde 1986 assim propiciando ao mercado soluções em software nas mais diversas linguagens e plataforma, levando o Linux a sério desde 1998 com desenvolvimento de soluções open-source, diversos documentos técnicos disponibilizado na internet, membro colaborador da comunidade Viva O Linux, mantenedor da biblioteca open-source de vídeo captura, openSUSE Member entre outros projetos. Saiba mais http://www.netitec.com.br/alessandro

Artigo publicado originalmente no portal Viva o Linux



Veja a relação completa dos artigos de Alessandro de Oliveira Faria

 

 

Opinião dos Leitores

Fernando Spina
06 Abr 2012, 02:40
Em complemento ao meu outro post, peço por favor que disponibilize um vídeo demonstrativo de todo o processo de atualização do LapDock, com o intuito de ajudar a nós os leigos a termos um LapDock mais completo. Desde já agradeço qualquer atenção dispensada!
Fernando Spina
06 Abr 2012, 02:27
Boa noite amigo! Sou completamente leigo no assunto, na verdade me formei em Direito mas também sou alucinado por tecnologia; pretendo adquirir um Atrix com LapDock e gostaria de fazer essa atualização. Já fiz root em um Motorola Dext e instalei o Android 2.3 Cynogenmod que no caso é meu celular atual. Estou com dúvida nas partes onde tem os quadros pretos com códigos, mais precisamente no início da explicação do root do Atrix e na parte de comandos para instalar o LXterminal...poderia descrever de forma que um leigo entendesse? Grato!
jacaré
02 Jan 2012, 11:13
Alguém já usou o dlna? tá parecendo cabeça de bacalhau pra mim
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script