você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Não seja surpreendido por links encurtados

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 14 de maio de 2012

O que se esconde por trás de um link encurtado? Pode ser um vírus, uma foto constrangedora para abrir no computador do trabalho, uma piada de mal gosto, ou até mesmo uma página legítima.

O encurtador de URLs bit.ly tem um recurso interessante. Suponhamos que você tenha um link encurtado, como por exemplo, https://bitly.com/kOlnY0

Se você acrescentar um sinal de mais ("+") ao final da URL, como em https://bitly.com/kOlnY0+, você é direcionado para uma página que, entre muitas outras coisas, contém a URL original. Você poderá ver também quantas vezes o link foi clicado, de onde vieram as pessoas que clicaram, como elas chegaram na página. O mais importante, é claro, é poder ver se você não está sendo vítima de uma armadilha virtual.

Outros encurtadores também fornecem informações adicionais ao se colocar o sinal de mais ao final da url encurtada. O site migre.me supostamente teria uma funcionalidade de contagem de links, mas tudo o que eu consegui foi uma página em branco.

Já o encurtador de URLs do Google funcionou muito bem. A url encurtada http://goo.gl/VvKGD+ leva para a página http://goo.gl/#analytics/goo.gl/VvKGD/all_time que contém as estatísticas de acesso ao link gerado. A informação gerada é exibida de uma forma bem intuitiva, eu diria que de uma forma bem mais agradável .

Mas também existem os alongadores de url :-) O portal Hugeurl.com transforma endereços curtos em endereços muito longos. É uma piada, é claro :-)

Referências

Esta dica me foi passada pelo Fábio Mengue, que me indicou um artigo no portal Gizmodo. A outra página que consultei foi o artigo Os 5 melhores encurtadores de URL, do portal de blogs do Estadão.

URL Gigante

Eu pretendia colocar aqui um exemplo do alongador de URLs, mas os endereços gerados são ridiculamente longos. Então, faça você mesmo o teste visitando o endereço Hugeurl.com.



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

Paulo
06 Mar 2015, 22:55
Oie galera.. Vcs falam sempre do Migre-me, mas alguma ves experimentou o www.viu.so ?
esse ai é mais curto, simples e tem mais funcões como personalizar nome, proteger com senha e tb conta os visitantes.

Vlw
Eduardo Campos
15 Mai 2012, 15:02
Muito boa esta dica pois muitos usuários tem receio/dúvida (muito salutar por sinal) em clicar nestes links encurtados e ir pra um site problemático.
Rodrigo
15 Mai 2012, 12:03
Muito bom!
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script