você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Mantenha sua conexão ftp viva com o Nautilus

Colaboração: Cesar Brod

Data de Publicação: 10 de fevereiro de 2013

Muito bem, você já descobriu que pode usar o Nautilus para trabalhar com arquivos remotos. Você montou um ambiente de desenvolvimento bacana, está trabalhando localmente com suas coisas e o servidor de seu cliente está conectado via ftp para que você envie seus arquivos depois de devidamente testados. Só que você testa, testa, passam-se alguns minutos e quando você vai transferir um arquivo a conexão já caiu por timeout. Sei como é! Perdi um tempão por causa disso hoje. Mas, olhando aqui e ali encontrei um miniscript shell fantástico!

Faça o seguinte: em sua pasta de usuário padrão crie dentro de .gnome2/nautilus-scripts/ o arquivo keepalive com o seguinte conteúdo:

  #!/bin/bash 
  while true 
  do 
  	ls ~/.gvfs/FTP* &> /dev/null 
  	sleep 15 
  done 

Depois de criado o arquivo, dê permissão de execução para ele:

  chmod +x keepalive 

Agora conecte-se a seu servidor ftp, usando as instruções desta dica do Jonas Roberto de Goes Filho. Selecione, em seu servidor ftp, a pasta na qual você estará trabalhando (na verdade, pode ser qualquer pasta dentro do seu servidor ftp) e clique com o botão direito do mouse em cima dela. Selecione scripts -> keepalive. Gostou?

Pra entender o que está acontecendo, dê o comando que está no script:

  ls ~/.gvfs/FTP* 

Em resumo, a cada 15 segundos o script vai dar um ls em seu servidor ftp, mantendo a conexão ativa, e jogando a entrada para o /dev/null.

A partir deste link você encontra outros com mais explicações para a brincadeira.

Cesar Brod acha que deviam jogar Renan Calheiros, Paulo Paim, Fernando Collor de Mello e outros políticos brasileiros no /dev/null

Cesar Brod ministra cursos in-house adequados à necessidade de sua empresa, além de atuar como coach de equipes ágeis. Visite nosso portal para saber mais ou entre em contato diretamente com o autor para mais informações.



Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script