você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Live CD com Antivirus

Colaboração: Cesar Brod

Data de Publicação: 11 de fevereiro de 2013

Não sei se acontece com você, mas eu ainda conheço muita gente que usa sistemas operacionais inseguros. Nestes casos, vira-e-mexe, é só colocar o ouvido perto da CPU que você escuta o barulho dos vírus carcomendo os dados ou empurrando-os internet afora. Até na minha família há quem use estes sistemas!

A solução, mesmo, para este tipo de problema é a pessoa convencer-se de que vai levar menos tempo para aprender a usar um sistema operacional bom e estável do que ficar eternamente brigando com malwares. Sabemos, porém, que nem todos fazemos, logo de início, a coisa certa. Afinal, a maior parte de nós votou errado nos senadores que colocaram o Renan Calheiros como presidente do congresso nacional.

Por isso, meu amigo, quando aquele seu amigo ou parente recorrer a você quando o pacman do mal começar a espalhar os dados de seu cartão de crédito, tenha certeza de ter consigo um Live CD com Antivírus.

O Antivirus Live CD é baseado na distribuição 4MLinux e vem com o mais popular e eficiente antivirus em código aberto, o Clamav, já instalado. Basta configurar a máquina doente para que ela inicie seu sistema através do drive de CD/DVD onde você colocou o Antivirus Live CD e pronto! Todas os seus discos e partições serão automaticamente montados para que você descubra e remova os vírus e/ou os arquivos infectados por eles. O sistema ainda detecta placas de rede com ou sem fio, permitindo que você atualize o antivírus antes de executá-lo.

Quer mais? O Antivirus Live CD é compatível com o UNetbootin, o que significa que, em máquinas que permitem isso, você possa inicializá-lo a partir de uma pendrive.

Ficou interessado, né? O link para o download está aqui e um tutorial rápido aqui.

O processo de remoção de vírus pode ser demorado. Aproveite o tempo para falar das vantagens do Linux à pessoa que ainda tem calafrios toda a vez em que conecta-se à internet por culpa de seu sistema operacional. E se ela não tem calafrios, deveria ter! Muitos! A bagaça é irada!

O artigo Ressuscitando o Velhinho tem outras dicas sobre a gravação de uma distribuição Linux em uma pendrive.

Cesar Brod tem um blog onde ele quase não fala de assuntos técnicos. Você já assinou a petição para colocar Renan Calheiros no /dev/null?

Cesar Brod ministra cursos in-house adequados à necessidade de sua empresa, além de atuar como coach de equipes ágeis. Visite nosso portal para saber mais ou entre em contato diretamente com o autor para mais informações.



Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod

 

 

Opinião dos Leitores

Gildo
13 Fev 2013, 22:15
Outra boa dica é o PANDA SAFE CD
stribus
13 Fev 2013, 09:22
uma vez eu usava uma distro que vinha com os principais antivírus gratuito pra Linux, entre eles o bitdefender,kapersky e o clamav.
fga100
12 Fev 2013, 11:05
Como é que faz pra colocar ele em pendrive ?
clodoaldops
12 Fev 2013, 01:44
-mas um antivirus (clamav) desatualizado consegue recuperar a "bagaça infectada" ??

*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script