você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

JBit - Mate a saudade de programar em 8 bits no seu smartphone

Colaboração: Cesar Brod

Data de Publicação: 10 de outubro de 2013

Mas aí você se pergunta: por quê vou querer trabalhar com uma tecnologia antiga em meu smartphone moderno? Ou você é um saudosista (eu tenho o fMSX rodando em todos os meus dispositivos móveis, por exemplo) ou você quer uma maneira simples de aprender ou ensinar programação Assembly, introdução a sistemas operacionais e quetais.

Seja qual for a sua motivação, o projeto JBit pode ser de seu interesse. Muito resumidamente, o JBit transforma seu celular em um microcomputador Acorn 6502, permitindo que você programe nele em código Assembly. Um tutorial do projeto leva você, rapidamente, à um passeio pelas funções da máquina virtual e à construção de seu primeiro programa.

O JBit é escrito em Java. Assim, qualquer smartphone que tenha o Java instalado é capaz de rodar o JBit. Telefones mais antigos, porém, podem apresentar problemas de desempenho.

Cesar Brod é da época do computador a lenha!

Cesar Brod ministra cursos in-house adequados à necessidade de sua empresa, além de atuar como coach de equipes ágeis. Visite nosso portal para saber mais ou entre em contato diretamente com o autor para mais informações.



Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod

 

 

Opinião dos Leitores

Cesar Brod
11 Out 2013, 14:01
Ricardo, vou publicar os links que recomendas também no meu blog! http://cesarbrod.tumblr.com! Obrigado mesmo!
RJP
11 Out 2013, 12:22
Obrigado pelo comentário qto à foto, Cesar! Minha coleção é composta de 1 MSX de cada fabricante. Já são 11, mas ainda virão + alguns. Agora, se vc quiser se inteirar do q acontece na comunidade MSX no Brasil, dá um pulinho nesses sites aqui:

http://www.retrocomputaria.com.br
http://www.retrocomputaria.com.br/plus/
http://www.msx.org.br
http://www.msx.org
http://www.icongames.com.br/msxfiles/main.htm
http://www.tecnobytes.com.br

A comunidade é bem ativa. Tem encontro aqui no Rio na semana q vem, inclusive. Pena q n tem nenhum (ainda) aí perto de vc. Tem todo um mundo novo, vale a pena conhecer.

Obrigado pelo comentário!

Ricardo.
Cesar Brod
10 Out 2013, 11:05
Que linda a tua mesa, RJP! E que saudade! Meu primeiro computador doméstico foi um MSX, depois "atualizado" para um MSX2 com uma placa que veio da Inglaterra. O último que tive faz alguns anos, quando comprei de um amigo que estava viajando para os Estados Unidos. Doei para o museu do Centro de Computação da Unicamp. Uso o OpenMSX no Linux, mas não consigo fazê-lo rodar no Android. Esta tua foto, definitivamente, atiçou a saudade!
RJP
10 Out 2013, 09:44
Qdo sinto saudades de programar em um micro 8 bits, eu ligo um dos meus MSXs, sento lá e escrevo código. Afinal, tem 4 montados e funcionando nessa minha mesa...

https://lh5.googleusercontent.com/-Oie-riQjx7c/UXyYHt_OBOI/AAAAAAAANz4/RieNfgTvfPw/s640/stb_0728.jpg

Fora 7 na estante ao lado. =D

Cesar, o OpenMSX é um emulador muito superior ao f(udeba)MSX. E é open-source! http://openmsx.sf.net.
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script