você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

IBQUOTA - Impressão Barrada por QUOTA de usuário

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 06 de janeiro de 2012

O IBQUOTA é um gerenciador de quota de impressão por usuário, ou seja, com ele cada usuário terá direito a uma quantidade especifica de folhas para imprimir. Este software é indicado, por exemplo, para instituições de ensino, em que cada aluno deva ter a sua própria quota de impressão.

As quotas e tentativas de impressão são guardadas em um banco de dados (MySQL). A partir deste banco é possível ler e atualizar informações dos usuários via WEB, através do Gerenciador Gráfico (GG) do IBQUOTA (a parte WEB é feita em PHP).

Como funciona o IBQUOTA?

Ele funciona entre o SAMBA e o Gerenciador de Impressão (Ex. CUPS). O Samba é responsável pela autenticação e compartilhamento entre computadores (FreeBSD,Linux,Windows,...). Com ele, ainda, é possível até compartilhar impressoras. Quando, por exemplo, um usuário está conectado em uma máquina Windows e envia um arquivo para imprimir, o SAMBA pega este arquivo e o coloca na fila de impressão da Impressora. A partir deste ponto é o Gerenciador de Impressão que faz o serviço de enviar este arquivo para a impressora propriamente dita.

Para o IBQUOTA funcionar são criadas duas filas de impressão:

  • VIRTUAL: A fila de impressão virtual é compartilhada através do SAMBA e configurada para que todos JOBs entrem como "pausados".
  • REAL: A fila de impressão real NÃO é compartilhada através do SAMBA, mas é configurada para imprimir tudo que chegar.

    O IBQUOTA simplesmente fica checando se chegou algum job na fila de impressão virtual, se chegar, é verificado se o dono da impressão possui quota, se sim, o documento é movido para fila de impressão real e as informações da impressão são gravadas no banco de dados.

    O importante é que a impressão fica transparente para o usuário que quer imprimir. E ainda que o IBQUOTA é uma solução GRÁTIS e LIVRE!

    Saiba mais

    Este texto foi retirado da página principal do projeto IBQuota


LinkedIn libera código do IndexTank

Fonte: Notícias Linux

Tendo adquirido a empresa de motor de buscas IndexTank em outubro, o LinkedIn cumpriu a promessa que fez na época da aquisição e liberou agora o código das tecnologias da IndexTank como software livre. Focado em desenvolvedores e administradores de sistemas, o IndexTank provê um serviço hospedado para buscar em um site web ou aplicação. É melhor conhecido por ser o motor de buscas usado pelo site Reddit.



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script