você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

hdparm - economize a bateria de seu notebook

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 06 de junho de 2013

Quando se fala do comando hdparm logo pensamos em otimização do acesso ao disco rígido. Entretanto, o comando hdparm pode ser usado também para economizar a bateria do disco rígido de seu notebook, reduzindo o consumo de energia.

As diretivas "-y" e "-Y" podem ser usadas para colocar o disco rígido em um modo de economia de energia:

Diretiva Significado
"-y" Força o disco IDE a entrar imediatamente em um regime de baixo consumo de energia, normalmente causando que diminua sua rotação
"-Y" Força o disco IDE a entrar imediatamente no regime de menor consumo de energia possível, no modo de hibernação, fazendo com que pare completamente.

Desta forma, os comandos

  hdparm -y /dev/hdb
  hdparm -Y /dev/hdb
  hdparm -S 36 /dev/hdb

fazem com que o disco entre no estado standby ("-y"), entrem em seguida no estado de hibernação (sleep, "-Y") e em seguida pare completamente (shutdown). A diretiva "-S" indica o tempo, em múltiplos de cinco segundos, para que o disco determine quanto tempo, após total inatividade, precisa esperar antes de desligar o motor de rotação para economizar energia. O valor zero desabilita o timeout e o disposito não entra automaticamente em modo de standby. Valores entre 1 e 240 especificam múltiplos de 5 segundos, sendo que o valor máximo para timeout é de 20 minutos.

Referências



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida