você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens Programe sua mente para aprender inglês - ebook gratuito

GMail como gerenciador de emails externos

Colaboração: Luiz Gonzaga dos Santos Filho

Data de Publicação: 29 de Março de 2007

Recentemente (mas nem tanto) o GMail lançou uma nova funcionalidade: gerenciar contas de email externas a ele (por exemplo, emails do Yahoo, hosts próprios, etc).

Assim, o GMail passa a se comportar com um Thunderbird, Evolution, Kontact ou (cof cof) Outlook da vida.

1. Como configurar

Para configurar essa funcionalidade:

  1. Clique em "Configurações" lá no topo da página
  2. Clique em "Contas"

Agora você se deparará com duas seções:

"Enviar e-mail como: (Use o Gmail para enviar mensagens a partir de seus outros endereços de e-mail.)"

e

"Pegar mensagens de outras contas: (baixar e-mails usando POP3)"

Dispensa explicações, né? :-)

A partir daqui tudo é muito intuitivo...

2. Para enviar emails como se fosse da outra conta:

  1. Clique em adicionar

  2. Abrirá um pop-up lhe pedindo o nome (nome que será exibido quando você enviar mensagens através daquela conta)

  3. Preencha os dados e clique em avançar.

Ele enviará um email de confirmação para este email externo, pra confirmar que você é você e não outra pessoa. :-D Cheque este email e confirme clicando no link, ou copiando o código no corpo do email e colando na janelinha pop-up que ficou aberta... Seja feliz!

3. Para receber emails da outra conta no gmail:

  1. Clique em adicionar
  2. Abrirá um pop-up lhe pedindo o email da conta que ele irá baixar os emails
  3. Preencha os dados e clique em avançar
  4. Nesta nova tela, preencha os dados como se você fosse logar na outra conta Obs: Se você não sabe o endereço pop3 da sua conta, entre nas opções / ajuda do seu webmail que provalmente lá tem. Para contas yahoo, esse endereço é: pop.mail.yahoo.com
  5. Escolha as opções de acordo com o seu gosto/necessidade. Seja feliz!

4. Dicas

Se sua conta não lhe permite acesso pop, verifique se ela oferece REDIRECIONAMENTO, assim não é preciso o pop: você configurar para redirecionar para o seu gmail, aplica os marcadores que quiser e pronto!

5. Vantagens

Porque fazer isso? Se você tem mais de uma conta de email provavelmente usa soluções como Thunderbird, Evolution, Kontact, Outlook ou outros gerenciadores de email. Eu, gerenciando 5 contas de emails diferentes, não vivia sem um. Sempre preferi o webmail, pelas seguintes razões:

  • Ser mais leve (geralmente você já está com o navegador aberto mesmo... :-))

  • Você pode acessar de qualquer lugar que seu email estará lá. Geralmente as pessoas que usam gerenciadores de email optam por apagar as mensagens do servidor quando baixam para sua máquina para evitar replicação, e não ir consumindo inultimente o espaço da conta... Daí diante da necessidade de ver aquele email longe de casa te deixa frustrado.

  • Não baixar emails que você não vai ler. Hoje em dia é cada vez mais comum duas pragas da internet: spam e .pps (as vezes o próprio .ppt! :-P) Assim, você não precisa gastar seu hd e sua conexão baixando aquela corrente de 2 megas se você não irá lê-lo. Idem para os spams.

  • Facilidade para encaminhar mensagens. Em programas gerenciadores de email, quando você quer encaminhar um certo email para sua lista de amigos, você tem que re-enviar a mensagem toda, gastando sua conexão. Se for aquele email legal com o vídeo da última sensação da internet então, torna-se desencorajador encaminhar emails... No webmail, como a mensagem já está lá no servidor, a mensagem é encaminhada sem a necessidade de fazer upload dela novamente, pois não há mais o caminho servidor -> seu pc -> servidor -> email do seu amigo, reduzindo para servidor -> email do seu amigo.

6. Vantagens do GMail em particular

As vantagens acima servem para qualquer tipo de webmail, mas ainda temos as vantagens já conhecidas por nós do gmail:

  • Filtro de spam eficiente
  • Aninhamento de réplicas a um mesmo email (agrupamento)
  • Rapidez

  • É uma solução Web 2.0 exemplar que roda na maioria dos navegadores. Diferente, por exemplo, do novo yahoo mail, que exige navegadores bem atuais para rodar e mesmo assim ficando um pouco pesado...

  • Integração com gtalk, orkut, googlevideo, documentos, planilhas, enfim: qualquer serviço google lançado ou ainda a ser lançado


Veja a relação completa dos artigos de Luiz Gonzaga dos Santos Filho