você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Gestão de projetos com o Collabtive - e uma máquina virtual de brinde!

Colaboração: Cesar Brod

Data de Publicação: 09 de março de 2013

Sou bastante cuidadoso ao recomendar ferramentas para a gestão de projetos. Acredito que elas devam ser minimamente invasivas, ou seja, devem interferir o mínimo possível nas atividades dos projetos. Ao mesmo tempo, devem garantir um conjunto de informações que permitam a contínua avaliação de investimentos e proporcionem a melhoria contínua dos serviços oferecidos. E, é óbvio, devem poder ser acessadas de qualquer lugar. Ultimamente tenho gostado do Collabtive, cuja versão 1.0 foi lançada no início desta semana (4 de março de 2012).

O Collabtive está disponível em várias línguas (inclusive o português), foi escrito com a melhor linguagem de programação do mundo e usa o banco de dados MySQL. Ou seja, roda em qualquer tipo de servidor.

Para usar o Collabtive você deve baixar os fontes da página do projeto, descompactá-los em uma pasta que poderá ser acessada através da web, criar uma base de dados para o Collabtive no MySQL e executar, através de um navegador, o script install.php.

Se você não tem nenhuma ideia de como fazer isso, acompanhe as instruções desta dica até o final, trocando apropriadamente o nome que você dará à sua máquina virtual e à sua base de dados. Depois copie os conteúdos descompactados que você baixou da página do Collabtive para a pasta /var/www e certifique-se colocar como proprietário dos conteúdos o usuário www-data. Veja o resumo dos comandos abaixo:

  sudo apt-get install wget unzip # caso você não os tenha
  mkdir collabtive && cd collabtive
  wget http://collabtiv.googlecode.com/files/collabtive-10.zip
  unzip collabtive-10.zip
  sudo mv * /var/www
  sudo chown www-data:www-data /var/www

Claro que, dependendo de quando você estiver lendo este artigo, a versão do Collabtive pode ter sido atualizada. Verifique o site do projeto.

Com o uso das instruções da dica anteriormente mencionada, você já deve saber o endereço IP de sua máquina virtual. Com seu navegador, abra o endereço http://meu_ip e comece a brincar com o sistema.

O Collabtive é muito simples, orientado a projetos e usuários. Você cria os seus usuários, seus projetos e aloca os usuários aos projetos. Uma vez dentro de um projeto você navega entre abas para tarefas, checklists, mensagens, arquivos registro de tempo e várias outras funcionalidades. Na BrodTec estamos usando o Collabtive para projetos de tradução e produção de conteúdo, onde ele é especialmente útil no compartilhamento de arquivos e alocação do tempo das pessoas. Como boa parte do trabalho é feita dentro do Google Drive e outras ferramentas web, uma aba com o Collabtive fica sempre aberta e seu uso, rapidamente, passou a ser bem natural.

Se você não quiser ter o trabalho de instalar o Collabtive, você pode baixar uma imagem de máquina virtual pronta para uso neste endereço. Para utilizá-la, siga as instruções deste artigo. Com a máquina virtual importada, acesse-a com seu navegador no endereço http://meu_ip (o endereço que você já deve ter descoberto lendo as informações aqui indicadas). Todos os usuários e todas as senhas do sistema são, respectivamente, ubuntu e ubuntu. A única exceção é o usuário do MySQL, que é root. Esta máquina virtual foi montada com o Ubuntu 12.04, atualizada até o dia 7 de março de 2013.

Cesar Brod usa o Mindomo para criar mapas mentais de seus projetos.

Cesar Brod ministra cursos in-house adequados à necessidade de sua empresa, além de atuar como coach de equipes ágeis. Visite nosso portal para saber mais ou entre em contato diretamente com o autor para mais informações.



Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script