você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Formatação avançada de tabelas com uso de CSS

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 02 de março de 2012

Com o uso de CSS (Cascading Style Sheets), você não precisa mais usar aquele estilo seco e sem graça para as tabelas de seu site.

As possibilidades são muito grandes e variadas. Entretanto, para quem está começando, um excelente recurso é um gerador interativo de estilos para tabelas, que você pode encontrar no site Somacon, na página de título HTML and CSS Table Border Style Wizard.

Nesta página, você seleciona o visual da sua tabela e o código é montado automaticamente em um campo de texto que fica no final da página. E mais ainda, à medida em que você for mudando as diretivas, o resultado é exibido em uma pequena tabela que fica do lado direito da página.

É uma verdadeira mão na roda. Eu uso em todos os meus sites o famoso txt2tags, de autoria do não menos famoso Aurélio Jargas. O txt2tags é uma linguagem de marcação que gera saídas em diversos formatos. Ele gera arquivos com uma sintaxe bem enxuta, o que o torna ideal para uso com CSS.

É claro que você pode montar tabelas muito mais bonitas, com mais recursos, do que os exemplificados nesta página. Mas é um excelente e muito importante começo.

Mas não é só isso, o mesmo site disponibiliza também uma ferramenta interativa para escolha de fontes e estilo de texto, o CSS Font and Text Style Wizard e uma outra ferramenta para obtenção do código de cores (CSS Color Chart).

Bom proveito!



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

Jonathan Martelo
03 Mar 2012, 14:17
Ótima dica. Parabéns!
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script