você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Download dos vídeos do site TED.COM

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 04 de setembro de 2012

Eu sou um fã incondicional dos vídeos do site TED.com. Mas eu não gosto de assistir aos vídeos no computador, eu prefiro baixar os vídeos e depois assistir na TV. São palestras sobre uma infinidade de assuntos com duração média de 18 minutos, e proferidas pelas maiores autoridades mundiais em suas respectivas áreas. Uma verdadeira universidade para o desenvolvimento pessoal, tecnológico, educacional, enfim, sobre tudo.

Grande parte dos vídeos já podem ser baixados com as legendas em português. O procedimento é bastante simples, basta clicar no botão Download, que fica abaixo da tela do vídeo, e na tela que aparece, selecione a legenda em português, bem como o tipo de resolução desejada. Ao final da seleção, o link download já indica a url para baixar o vídeo com a legenda embutida.

Eu gasto algum tempo então selecionando os vídeos que quero assistir e com a ajuda de um shell script simples, eu automatizo a tarefa de baixar os vídeos. No começo, eu baixava os vídeos diretamente, mas o nome dos arquivos contem apenas a informação sobre o palestrante e sobre a resolução do vídeo, o que ajuda muito pouco, visto que não conheço a maioria deles. Para resolver este problema, eu salvo o vídeo usando a diretiva -O do programa wget, o que faz com que o vídeo seja salvo com o nome do palestrante e o nome da palestra.

O script que uso é:

  #!/bin/bash
  
  export IFS="#"
  
  while read url titulo
   do
    wget -c $url -O $titulo
   done < TEDTalks.txt

O arquivo TEDTalks.txt contém linhas como:

  http://download.ted.com/talks/CharlieTodd_2011X-480p-pt-br.mp4?apikey=TEDDOWNLOAD#Charlie_Todd_The_shared_experience_of_absurdity.mp4

Note que o caractere que separa a url do nome do arquivo é #. O campo separador é especificado com a diretiva

  export IFS="#"

O arquivo TEDTalks.txt contém a minha seleção e, é claro, indica os assuntos nos quais estou interessado. Mas caso desejem, sintam-se a vontade para testar o script com a minha seleção. Basta baixar o arquivo TEDTalks.txt e usar com o script acima.

Eu só espero que a conexão de internet que vocês possuem seja melhor do que aquela oferecida pela Telefonica/Vivo, que é uma completa caixinha de surpresas, que cai o tempo todo. O nome mudou, mas a qualidade do serviço ...



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

Marcelon
17 Fev 2014, 07:18
Ótima dica, era o que eu estava procurando a meses, simples e funcional!
Gostaria de criar uma rotina auxiliar para criar novas linhas no arquivo TEDTalks.txt conforme novas palestras fossem disponibilizadas, você tem ideia de como posso fazer isso?
Grato!
sebastiao de jesus ferreira
26 Mar 2013, 11:54
Amigo, gostaria de saber como baixar as legendas do TED.COM em qualquer idioma separadamente, o site que eu usava não consegue mais baixar as legandas. Qualquer informação lhe agradeço antecipadamente.
Victor Marcus
06 Set 2012, 16:34
Que tal isso? http://keepvid.com/
Aramis
05 Set 2012, 12:11
Excelente idéia. Estou baixando os vídeos da sua lista, Rubens.
Ivan de Gusmão Apolonio
04 Set 2012, 23:40
Como dizia Linus Torvalds:
"se você vai fazer uma coisa mais do que 2 vezes, use um script"
Rodrigo
04 Set 2012, 16:22
Muito obrigado pela dica, Rubens.
Eu não conhecia este site.
Antonio Prado
04 Set 2012, 14:49
Muito boa a dica. Realmente o site tem muitas palestras de alto nível e o script ajuda muito.
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script