você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Doom3 publicado sob a GPL

Colaboração: Marcelo Soares Souza

Data de Publicação: 24 de novembro de 2011

O código fonte do jogo Doom 3, baseado na engine id Tech 4, foi disponibilizado como Software Livre sob a licença GNU GPL. Este foi colocado em um repositório no GitHub após John Carmack ter resolvido problemas legais que impediam a liberação do código. Timothee Besse, desenvolvedor da id Software e um dos principais apoiadores dos ports dos jogos da id Software para Linux e Mac é o responsável pela disponibilização deste código no GitHub.

Doom 3 GPL no GitHub

PyPy 1.7 traz aumento de performance

O time de desenvolvimento do PyPy disponibilizou a versão 1.7 do seu interpretador Python que integra um compilador just-in-time (JIT). Os desenvolvedores dizem que o foco desta nova atualização é o aumento da quantidade de código que o PyPy pode acelerar, códigos que os desenvolvedores referem como "sweet spot". Em seus benchmarks, PyPy 1.7 executa aproximadamente 30 por cento mais rápido do que a versão 1.6 e é "até 20 vezes mais rápido em alguns benchmarks".

A versão 1.7 também traz um novo encoder JSON, escrito apenas em Python, que pode ser até duas vezes mais rápido que a extensão do CPython C. A funcionalidade stackless no PyPy agora pode ser habilitada por padrão. Outras mudanças incluem correções de compatibilidade com o CPython, melhorias no uso da memória de alguns módulos PyPy Rpython e correções de diversos bugs encontrados na versão anterior. Os desenvolvedores destacam que o NumPy no PyPy foi renomeado para "numpypy"; para usar este os desenvolvedores podem escrever "import numpypy".

Algumas funcionalidades, anteriormente previstas, não foram disponibilizado nesta versão, mas devem ser incluídas no PyPy 1.8. Incluem a implementação de uma lista especializada que "deve melhorar drasticamente a performance/memória em algumas aplicações" e dois novos assemblers JIT para processadores PowerPC e ARM.

Saiba mais
Download

jQuery Mobile 1.0 finalizado

Após "um ano de refinamentos" os desenvolvedores do jQuery Mobile finalizaram a versão 1.0 do framework e biblioteca de interface baseado em HTML5 para plataformas móveis. Baseado no núcleo do jQuery e na biblioteca de interface de usuário jQuery UI, a plataforma foi desenvolvida para trabalhar com Apple iOS, Android 2.1-2.3 e Honeycomb, Windows Phone 7 e 7.5, Blackberry 6.0, 7 e Playbook, Palm WebOS, Firefox Mobile, Opera Mobile, MeeGo 1.2, Kindle 3 e Fire e a versão para desktop do Chrome 11-15, Firefox 4-8, Internet Explorer 7-9 e Opera 10-11.

O framework permite ao desenvolvedor escrever páginas HTML limpas com um conjunto unificado de widgets otimizados para Touch e, onde o CSS e JavaScript estão disponíveis, ter a interface progressivamente melhorada com, por exemplo, transições de páginas e navegação baseada em AJAX.

O framework é capaz de se ajustar automaticamente para diferentes requisitos, tamanho de tela e layouts em smartphones e tablets e pode também adicionar recursos de acessibilidade a interface como suporte a leitores de tela e outros mecanismos assistivos. Interfaces desenvolvidas com o jQuery Mobile podem ser "estilizada" usando o novo ThemeRoller para Mobile.

A página http://jquerymobile.com/demos/1.0/ não apenas dá exemplos das funcionalidades do jQuery Mobile, mas também mostra como usar o framework. Na finalização do jQuery Mobile os desenvolvedores trabalharam na melhoria de performance na renderização de páginas, provendo ganhos entre 30 e 50 porcento em relação à versão RC2, lançada em Outubro.

Os desenvolvedores lembram aos potenciais usuários que a jQuery Mobile roda apenas com o jQuery 1.6.4 e não com a versão lançada recentemente. Suporte para a versão 1.7 está prevista para a versão 1.1. do framework para dispositivos móveis. O jQuery Mobile possui licensa dual sobre a MIT ou GPLv2.

Download

Leia mais notícias no blog do autor


Veja a relação completa dos artigos de Marcelo Soares Souza

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script