você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Depois de Gangnam Style, agora é a vez do Bash Style!

Colaboração: Cesar Brod

Data de Publicação: 14 de fevereiro de 2013

Você olha com uma certa invejinha branca, por cima do ombro de seu amigo muito nerd, aquelas maravilhosas cores que aparecem na listagem de um simples "ls", as palavras destacadas em uma simples busca dentro do vi, as manpages também coloridas no terminal dele? Não se preocupe, agora chegou a sua vez!

Faça uma visita à página do projeto bashstyle-ng e, caso queira ir direto ao ponto, baixe a mais recente versão (no momento a 7.99.1) deste link. Usando o terminal, vá para a pasta onde você baixou o arquivo e execute os seguintes comandos:

  tar -xjvf bashstyle-ng-7.99.1.tar.bz2
  cd bashstyle-ng-7.99.1/
  ./configure

Nota: se você chegou a este artigo muito depois de fevereiro de 2013, convém você visitar a página de downloads do bashstyle, certificar-se de baixar a versão mais recente e modificar, apropriadamente, os comandos acima.

0 comando configure irá analisar o seu sistema e verificar se você possui tudo o que é necessário para a compilação do bashstyle. Anote as dependências que faltarem e, caso você use o Debian ou algum derivado (Ubuntu, Linux Mint), use a busca do gerenciador de pacotes Synaptic para encontrar e instalar os pacotes que podem estar faltando. Resolvidas as dependências, execute os seguintes comandos:

  ./make build
  sudo ./make install

Execute, agora, como o seu usuário, o comando bashstyle. Ele irá abrir uma interface gráfica que irá permitir configurar uma série de opções que melhorarão a sua experiência com o man, o vi, o ls e muito mais! Nas abas do bashstyle você pode dizer quais programas usarão, ou não, os estilos do mesmo. Desta forma, não tenha medo de fazer bobagem, já que você pode desabilitar os estilos a qualquer momento.

Não gostou? Desinstale com o comando abaixo, na mesma pasta a partir da qual você fez a instalação:

  sudo ./make remove

Prepare-se para os olhos admirados de outros nerds quando você estiver usando o seu terminal!

Cesar Brod acha que bacana mesmo é o Ganguri Style!

Cesar Brod ministra cursos in-house adequados à necessidade de sua empresa, além de atuar como coach de equipes ágeis. Visite nosso portal para saber mais ou entre em contato diretamente com o autor para mais informações.



Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod

 

 

Opinião dos Leitores

edps
10 Mar 2013, 13:41
Tem também o bashish:

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Bashish-Personalizador-de-bash-prompt/
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script