você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Defenda sua liberdade de instalar software livre

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 06 de julho de 2012

O texto a seguir foi extraído do site da Free Software Foundation.

A Microsoft anunciou que se fabricantes de computadores desejam distribuir máquinas com o símbolo de compatibilidade com o Windows 8, terão que implementar uma medida chamada "Boot Seguro" (Secure Boot). Contudo, ainda se está por saber se esta tecnologia honrará o seu nome, ou se em vez disso merecerá a alcunha de "Boot Restrito".

Quando feito de modo correto, o "Boot Seguro" está projetado como proteção contra malware, impedindo computadores de carregar programas binários não autorizados quando inicia. Na prática, significa que computadores que o implementam não irão iniciar ("bootar") sistemas operacionais não-permitidos — incluindo sistemas anteriormente autorizados que foram modificados sem ser reaprovados.

Esta pode ser uma qualidade merecedora do nome, se a pessoa usuária é capaz de autorizar os programas que quiser usar, podendo executar software livre escrito e modificado por ela mesma, ou pessoas de sua confiança. Contudo, estamos preocupados de que a Microsoft e fabricantes de hardware implementem essas restrições de inicialização (boot) de um modo que impeça seus usuários de iniciar (boot) qualquer coisa que não seja Windows. Nesse caso, a melhor pedida é chamar essa tecnologia Boot Restrito (ou Inicialização Restrita), já que tal requisito seria uma restrição desastrosa para os usuários de computadores e de modo algum um atributo de segurança.

Por favor acrescente o seu nome declaração, para mostrar a fabricantes de computadores, governos e à Microsoft que você se importa com a liberdade e trabalhará para protegê-la.

Assine a já declaração

Clique para ver a imagem ampliada


Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

Marcos
26 Jul 2012, 11:51
Não sejam esquerdistas, a MS não ta nem ae pra quem instalar linux na maquina. Linux e unix pra ela hj em dia não fede nem chera este perigo já passou, hoje em dia o que preocupa ela é a maça.
A grande questão do boot seguro é barrar "ativadores" como os que existem para seven que permite que por uma alteração no boot ativa-se na surdina o sistema assim permitindo a pirataria do sistema.
Thiago Reghelin
09 Jul 2012, 15:45
Assinado.
Adler Medrado
08 Jul 2012, 20:52
Se eu compro um computador eu quero ter o direito de instalar o que eu quiser nele.
jazão
06 Jul 2012, 12:34
@Valmir F da Silva
Sim, já tenho muito o q fazer!
E ainda tenho q ficar de olho nas maracutais q algumas empresas inventam para atrapalhar o meu trabalho!
Murilo Fujita
06 Jul 2012, 10:22
Assinei. Por um mundo melhor: estou cansado de receber e-mails disparados por vírus que estão nas máquinas windows. Se fosse Linux isso não aconteceria. Como sempre procuro enxergar o outro lado, pergunto: se tirar windows, de quem vou tirar sarro?
gpr.ppg.br
06 Jul 2012, 10:18
assinado. é só o que falta de sacanagem se eles restringirem isso.
Mario
06 Jul 2012, 09:23
Valmir F da Silva,

Você não tem mais o que fazer além de vigiar os passos da Comunidade? Vai trabalhar!
Alan
06 Jul 2012, 09:21
Site bichado!

CiviCRM Profile Create
Sorry. A non-recoverable error has occurred.
The requested Profile (gid=37) is disabled OR it is not configured to be used for 'Profile' listings in its Settings OR there is no Profile with that ID OR you do not have permission to access this profile. Please contact the site administrator if you need assistance.

Return to home page.
Flávio
06 Jul 2012, 08:42
Tentei assinar a declaração mas dá um erro irrecuperável na página.
Valmir F da Silva
06 Jul 2012, 08:00
Vocês não tem mais o que fazer além de vigiar os passos da Microsoft? Vamos trabalhar gente!
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script