você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Cryptocat - Conversas instantâneas com criptografia

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 23 de agosto de 2013

Como temos visto recentemente, qualquer noção de privacidade usando a Internet e seus portais mais populares (Google, Facebook, Apple, etc), é pura ilusão.

Créditos da imagem: Portal Majorgeeks

O correio eletrônico, mesmo quando a mensagem é criptografada, expõe uma grande quantidade de informação a seu respeito: o destinatário, o assunto da mensagem, os campos CC, BCC e de onde o email está sendo enviado.

Segundo afirma Phil Zimmerman: "Se você soubesse o que eu sei sobre email, você também não o usaria". Phil Zimmerman é o dono do serviço seguro de correio eletrônico Silent Circle, fechado por ele recentemente para impedir que o governo americano tivesse acesso às comunicações de seus clientes. Ainda segundo Phil, email é fundamentalmente inseguro e nunca será possível protegê-lo da vigilância governamental da mesma forma que outros tipos de comunicação.

Ao contrário das mensagens de email, que são armazenadas em um servidor, isto não ocorre com as mensagens instantâneas, em que a comunicação se dá através dos clientes.

Cryptocat é uma aplicação web de código aberto cujo objetivo é permitir comunicação online segura e criptografada. O aplicativo criptografa as conversas do lado do cliente, confiando ao servidor apenas dados que já foram criptografados. O software está disponível como um aplicativo para Mac OS X e extensões para os browsers Google Chrome, Mozilla Firefox e Apple Safari. (Fonte: Wikipedia.

Para saber mais sobre o software Cryptocat, visite a página do projeto.

Veja também



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida