você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Criando exercícios de memorização com o Anki

Colaboração: Cesar Brod

Data de Publicação: 28 de janeiro de 2013

Eu já falei sobre o Anki em uma dica anterior. Além de usar a infinidade de cartas disponíveis na web, você ainda pode criar os seus próprios exercícios de memorização. Para isto, ao iniciar o programa, simplesmente clique no botão Criar, escolha um nome para seu conjunto de cartas (deque) e, a seguir, em Adicionar Material. Você será apresentado a uma janela onde simplesmente irá digitar uma pergunta, que representará a parte da frente de sua carta, e a respectiva resposta, que ficará na parte de trás. A qualquer momento você pode fechar o seu trabalho e, posteriormente, na própria interface do Anki clicar no botão com o sinal de mais (+), logo abaixo de Arquivo para adicionar mais itens.

Durante a adição de itens você irá notar que é possível também adicionar imagens, sons ou mesmo gravar uma pergunta com a sua própria voz usando os botões que estão à direita de Card Layout.

Depois de criar algo interessante você pode compartilhar com o mundo. Para isto basta seguir o diálogo em Arquivo -> Exportar. Você também pode criar uma conta no Ankiweb e depois usar a opção Configurações -> Propriedades do Deck -> Sincronizar.

Meu pai é muito fã do Grêmio de Porto Alegre. Eu e minha mulher criamos para ele um pequeno deque de cartas com um pouco da história e curiosidades sobre o time. Por enquanto ele tem pouco mais de cinquenta cartas, mas você pode baixá-lo neste link. Para usá-lo em seu Anki, basta usar a opção Arquivo -> Importar. Agora meu pai também é fã do Anki!

Caso você conheça alguém que necessite exercitar a memória, experimente criar um conjunto de cartas com um assunto que seja de interesse desta pessoa e apresente-a ao Anki!

Curiosidade: Os deques do Anki estão no formato SQLite. Caso você tenha instalado o lesspipe de acordo com as instruções desta dica (em especial com o script do Arkanon, fornecido nas Opiniões dos Leitores, mas também acessível diretamente aqui), você pode dar um less no arquivo gremio.anki e verificar a sua estrutura.

Cesar Brod acha que empresas que estão nas redes sociais deveriam ouvir o que seus consumidores estão falando, o que não é o caso da HP Brasil

Cesar Brod ministra cursos in-house adequados à necessidade de sua empresa, além de atuar como coach de equipes ágeis. Visite nosso portal para saber mais ou entre em contato diretamente com o autor para mais informações.



Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod

 

 

Opinião dos Leitores

Diogo
10 Jan 2014, 09:50
também recomendo o quizlet:
http://quizlet.com/
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script