você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

clusterssh - cluster administration tool

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 27 de maio de 2014

Este aplicativo abre uma console de administração e um terminal (xterm) para todos os hosts especificados. Tudo o que for digitado na console administrativa é replicado em todas as sessões abertas por meio do clusterssh. Esta ferramenta tem por objetivo (mas não apenas) agrupar as tarefas administrativas de máquinas que possuam a mesma configuração e nas quais se precise executar determinados comandos em todos elas em determinados momentos. Através deste aplicativo se garante que todos os comandos necessários foram executados simultaneamente e em sincronia.

As conexões são abertas via ssh, de modo que o ssh precisa estar previamente instalado e configurado corretamente.

Clique para ver a imagem ampliada

No exemplo acima temos três conexões que foram abertas usando o aplicativo clusterssh. Podemos ver na tela da console do clusterssh os comandos que foram previamente executados. Tudo que for digitado na console é replicado automaticamente em todas as conexões.

Eu posso abrir todas as conexões diretamente no aplicativo, ou então, defini-los em um arquivo, que por sua vez é passado como argumento ao programa cluster ssh. Estas definições podem ser feitas no arquivo /etc/clusters ou $HOME/.csshrc.

  $ sudo vi /etc/clusters
  clusters = linux
  linux = 10.0.0.1 10.0.0.2

Isto feito, basta invocar o programa fornecendo o nome do arquivo:

  cssh -l root linux

As conexões para as máquinas especificadas serão feitas através do usuário root (-l root), abrindo as conexões do cluster linux.

Muito cuidado, este comando é uma facilidade que pode virar um pesadelo. Certifique-se de que os ambientes são idênticos e verifique com cuidado que os comandos desejados foram escritos corretamente. Lembre-se, tudo o que você digitar será executado em todos os servidores com conexões abertas. Não custa nada fazer um roteiro antes.

Para instalar o aplicativo digitar:

  sudo apt-get install clusterssh
Esta dica foi sugerida pelo Eneias Ramos. Fica aqui o nosso agradecimento.

Referências



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida