você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Clippingmagic.com - como recortar o fundo de imagens

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 13 de junho de 2013

Minhas habilidades como artista gráfico são próximas ao zero, talvez até um pouco menos. Sempre que preciso remover o fundo de uma imagem para postar na web, gasto um tempo enorme procurando instruções sobre como fazer e, alguns minutos depois da tarefa completada, já esqueci tudo de novo.

Hoje, por um golpe enorme de sorte, acabei descobrindo o site Clippingmagic.com. O site é extremamente especializado e faz exatamente isto: remove o fundo de imagens, permitindo que se recorte exatamente o que se deseja. O uso não poderia ser mais simples: você marca com uma caneta vermelha o que deseja retirar da imagem e com a caneta verde o que deseja manter. O interessante é que o site exibe lado a lado as duas imagens: a original e a imagem editada. E não precisa marcar com muita precisão, é só indicar em linhas gerais o que se deseja manter e o que se deseja cortar. O software "adivinha" com grande precisão os limites exatos do desenho.

O primeiro passo é carregar a imagem no site para processamento. Você pode fazer o upload da imagem ou arrastar a imagem para a região indicada.

Clique para ver a imagem ampliada

Esta é apenas uma visão parcial da primeira página do site. Rolando a página temos acesso às instruções de uso do programa e algumas imagens já processadas.

A tela abaixo ilustra melhor o funcionamento do site:

Clique para ver a imagem ampliada

Para o caso de imagens em que seja preciso especificar com um pouco mais de detalhe a região a ser cortada, podemos ampliar (e também reduzir) a imagem utilizando a bola de rolagem do mouse.

Clique para ver a imagem ampliada

Para usar o site não precisa saber muito mais do que isto, mas caso necessário, basta clicar no botão Help, situado no canto superior direito da tela e será baixada uma outra tela com as instruções de uso do programa.

Clique para ver a imagem ampliada

Genial, e não precisa pagar nada :-)

Saiba mais

Tutoriais sobre Gimp, de autoria de Luciana Mizutani



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida