você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

bvi - um editor binário baseado no vi

Colaboração: Cesar Brod

Data de Publicação: 02 de setembro de 2013

Esta é uma dica para uma demografia, talvez, infimamente (ou infamemente) diminuta. Se o editor de textos de sua preferência é o vi e você é daqueles que fica fuçando dentro de códigos binários executáveis (em notação hexadecimal), o bvi está aí para tornar a sua vida muito mais plena de alegria!

O bvi acaba de ter uma nova versão publicada, depois de dez anos honrando o mesmo código fonte. Seu uso é muito simples para os que estão familiarizados com o vi:

  bvi nome_do_arquivo

Depois, é só usar os mesmos comandos do vi para editar o arquivo binário. As poucas diferenças entre o vi e o bvi estão contempladas nesse sucinto tutorial. De quebra, junto com o bvi você pode usar também o bmore que, como você já deve imaginar, funciona como o comando more, mas pagina os conteúdos do arquivo binário em notação hexadecimal.

Na página de downloads do projeto você encontra o código fonte do bvi, junto com executáveis para distribuições diversas.

Happy Hacking! :-)

Cesar Brod é escritor, palestrante e churrasqueiro de mão cheia!

Cesar Brod ministra cursos in-house adequados à necessidade de sua empresa, além de atuar como coach de equipes ágeis. Visite nosso portal para saber mais ou entre em contato diretamente com o autor para mais informações.



Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script