você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens Programe sua mente para aprender inglês - ebook gratuito

Backup no MySQL

Colaboração: Cristina Otsuka

Data de Publicação: 14 de Abril de 2004

Existem inúmeras maneiras de se fazer backup no MySQL. Creio que o modo mais utilizado seja o backup feito pelo comando 'mysqldump', que permite uma combinação enorme de parâmetros.

Em todos os comandos abaixo, substitua as palavras 'usuario', 'senha' e 'arquivo_saida'.

  1. backup de todos os bancos existentes com conteúdo e estrutura (-A equivale a --all-databases):

      $ mysqldump -u usuario --password=senha --all-databases > arquivo_saida   OU
      $ mysqldump -u usuario --password=senha -A > arquivo_saida
    

  2. backup só das estruturas de todos os bancos (-d : sem os conteúdos)

      $ mysqldump -u usuario --password=senha -A -d > arquivo_saida
    

  3. backup só dos dados de todos os bancos (-c: usa comandos 'insert'; -t: não escreve comandos 'create table'; -e: gera comandos mais compactos e mais rápidos de 'insert')

      $ mysqldump -u usuario --password=senha -c  -t  -e -A > arquivo_saida
    

Caso você queira especificar o nome de um banco de dados (ou seja, você não quer fazer de todos os bancos existentes) substitua o parâmetro '-A' citado nos exemplos anteriores por:

—databases DB1 DB2 .... , onde DB1 DB2 ... são os nomes dos bancos de dados

Exemplo:

  $ mysqldump -u usuario --password=senha -c -t -e --databases DB1 DB2

Caso você queira fazer backup de apenas algumas tabelas de um banco específico:

  $ mysqldump -u usuario --password=senha [opções] DB1 [nome das tabelas]

onde DB1 é o nome do banco que você quer.


Conectiva Versão 10.0

São Paulo, 12 de abril de 2004 - Com o objetivo de atender ao maior número de pessoas de diferentes regiões do País, a Conectiva realiza esta semana uma palestra via chat sobre o desenvolvimento do Conectiva Linux 10. A apresentação, que acontece no dia 15 de abril, quinta-feira, às 15h, será ministrada por Arnaldo Carvalho de Melo, consultor técnico da Conectiva e desenvolvedor do kernel 2.6, e Hélio Castro, representante do ambiente gráfico KDE na América do Sul. Entre os temas abordados, os dois técnicos esclarecerão dúvidas dos internautas sobre diversos aspectos do desenvolvimento da nova versão do Conectiva Linux, como a importância dos betas e as novidades sistema.

"A palestra é uma forma prática de oferecer um serviço adicional aos usuários de software livre. Nosso objetivo é mostrar as novidades, esclarecer dúvidas e levantar sugestões para o Conectiva Linux 10, que deve chegar ao mercado ainda este semestre", afirma Rodrigo Stulzer, diretor de produtos e soluções da Conectiva.

Para participar do chat, o usuário deve acessar o servidor irc.freenode.org. O canal da palestra será o #PalestraConectiva e o canal de perguntas será o #PerguntasConectiva. As questões serão selecionadas por um moderador para não haver duplicidades e repassadas aos palestrantes.

RC1 Em breve, a empresa vai colocar no ar o primeiro Release Candidate (RC) do Conectiva Linux 10, que segue o beta 2. O novo release já traz as versões finais do KDE 3.2.2, do OpenOffice.org 1.1.1 e do Gnome 2.6.0, além de contar com o kernel 2.6.5.



Veja a relação completa dos artigos de Cristina Otsuka