você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

As mulheres tecnológicas também terão o seu espaço na Latinoware 2012

Colaboração: Assessoria de Imprensa Latinoware 2012

Data de Publicação: 12 de setembro de 2012

Foi após um inofensivo bate-papo na comunidade de usuários Debian que três mulheres tiveram a ideia de criar um grupo exclusivo para elas discutirem diferentes assuntos do mundo tecnológico. Pensava-se em fazer um evento semelhante aos que são feitos pelo grupo http://women.debian.org. Neste momento começou-se a questionar a pouca existência de mulheres nos eventos de TI , destacou Andressa Martins (@catoze), uma das fundadoras do Mulheres na Tecnologia (MNT).

O grupo foi crescendo e o que antes era restringido apenas ao estado de Goiás ganhou dimensão nacional. Atualmente são 241 integrantes oficiais , além de outras tantas participantes da lista de discussões e das redes sociais do grupo. O perfil é bem diversificado: programadoras, estudantes, gerentes de projeto, analistas, engenheiras, etc.

No ano passado, apenas duas integrantes participaram da Latinoware, porém representaram bem o grupo ao serem escolhidas para subir ao palco e comemorar ao lado de Jon Maddog Hall o aniversário de 20 anos do Linux durante o encerramento do evento. A organização se preocupa em discutir sobre as mulheres no mercado de TI e de Software Livre, encontrei algumas palestras com essa temática , lembrou Christiane Santos (@angel_chris).

Em 2012 serão sete mulheres na conferência, envolvidas numa intensa programação de atividades: irão ministrar uma palestra sobre a participação da mulher na área de TI, participar de mesa redonda com o grupo Nerds de Batom (e outras lideranças), além de, como grupo de usuários, trocar ideias com a comunidade, cadastrar novos membros e expôr acessórios produzidos por elas mesmas.

Concurso: Ano novo, logo nova!

Atenção, pessoal! O MNT está promovendo um concurso cultural para escolher a nova logo do grupo. Qualquer pessoa acima de 12 anos pode participar. Precisamos de uma logo exclusiva; algo que nos identifique como grupo feminino que atua na área de tecnologia e almeja a equidade de gênero , destacou Márcia Almeida (@marcia_sa). Como não temos recursos financeiros para contratar um profissional da área e trabalhamos de forma colaborativa optamos pelo concurso e esperamos assim que a comunidade mostre seu talento e nos ajude com a identidade visual .

A expectativa é que a Latinoware renda boas propostas ao grupo. As inscrições seguem até o dia 5 de novembro e o edital com todas as informações está disponível no link: http://goo.gl/ZLSte.

Redes sociais do MNT

Ideias, discussões e atividades estão presentes nas redes sociais do grupo. E elas fazem uma observação importante: Homens também podem participar do grupo, desde que apoie nossa atuação, afinal, buscamos equidade de gênero e só vamos consegui-la se houver a contribuição de ambas partes . Vale a visita!

Esta será a nona edição da conferência anualmente organizada pela Itaipu Binacional, Fundação PTI, Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) e Companhia de Informática do Paraná (CELEPAR) e deve servir de palco para discussões sobre os mais variados temas do setor.


Veja a relação completa dos artigos de Assessoria de Imprensa Latinoware 2012

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script