você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Aniversário de 15 anos da Dicas-L

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 03 de março de 2012

Hoje, dia 3 de março de 2012, a Dicas-L completa 15 anos de vida. A primeira dica, foi bem simples, sobre o comando find, mas para a época, em que todos estávamos começando, deve ter sido bem útil para alguns.

Ao que tudo indica, a Dicas-L é o segundo site mais antigo do Brasil a tratar de software livre, atrás do BR-Linux.org, um segundo lugar honroso.

Os 15 anos passaram muito rápido e o software livre deixou de ser uma coisa desconhecida, algo de um tempo em que quem falava ou defendia suas idéias era visto com certa estranheza. Nestes quinze anos, o ecossistema do software livre se fortificou, se diversificou, e confessar ignorância sobre suas funcionalidades, qualidades e possibilidades, é passar atestado de incompetente. O software livre está em todos os lugares, nos libertando gradualmente da escravidão das soluções proprietárias e excludentes.

Gostaria de agradecer aos 400 colaboradores, que nestes anos enviaram 4.502 tutoriais e contribuiram para construir um grande acervo de conhecimento, que certamente já ajudou muita gente (e eu me incluo neste grupo). E gostaria também de agradecer às pessoas que visitam o site, que colaboram com sugestões, críticas e também elogios.

Eu pedi a alguns amigos, que colaborassem com presentes para os assinantes da lista. Os presentes são um artigo do Júlio Cezar Neves, o Papai do Shell, que colaborou com o artigo YAD e os 15 anos da Dicas-L, publicado na coluna Cantinho do Shell. O outro artigo é de autoria do Cesar Brod, com o título 15 anos de amizade. Ambos os artigos estão sendo enviados em mensagens separadas. Meu muito obrigado ao Cesar e ao Júlio, pela amizade de tantos anos.

Agradeço imensamente ao Rubens Prates, da Editora Novatec, que sempre acreditou em meu trabalho, publicando todos os meus livros e se prontificando a publicar outros que viessem a sair da minha cabeça. Por muitos anos, a Novatec premiou com seus livros os colaboradores da Dicas-L. A Editora Novatec é, na minha opinião, a editora que mais prestigia os autores nacionais que trabalham com softwares livre, a possui em seu catálogo diversas obras de grande valor. O ganhador da promoção dos 15 anos da Dicas-L, com o livro jQuery Mobile, foi StudioMundo(¹)

O Rodrigo Stulzer Lopes, da antiga Conectiva, foi um dos primeiros a acreditar na Dicas-L e publicou o livro Linux: Dicas & Truques, que pode hoje ser baixado gratuitamente, graças à sua generosidade.

O conhecimento obtido no dia a dia do site, me encorajou a abrir vários outros, como o site Contando Histórias, Aprendendo Inglês, Inglês Instrumental, e colaborar na criação e manutenção no site do Instituto de Desenvolvimento do Potencial Humano. Todo o meu trabalho é desenvolvido com o fantástico software txt2tags, desenvolvido pelo não menos fantástico e genial Aurélio Marinho Jargas, com quem tenho uma dívida de gratidão impagável.

(1) Estudio de design digital e design gráfico, focado em soluções online, como criação de sites e campanhas no Google. São Paulo, BR · http://www.studiomundo.com.br/ (Fonte: Twitter)



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

Fernando Henrique Giorgetti
08 Mar 2012, 09:36
Parabéns pelos 15 anos!
Esse é realmente um belo trabalho e certamente tem ajudado muita gente ao longo de todos esses anos.
Elias Augusto
05 Mar 2012, 21:27
Olá pessoal, quero parabenizar vocês, quanta saudade tenho daquela época que começou. Alias Rubens, comprei uma camiseta do Lunux Security, aquela que tem o cadeado na manga, e acredite, tenho ela até hoje. Curiosidade. Parabéns mais uma vez, e vamos pra frente.
Cristian Lucas Santana
05 Mar 2012, 11:35
Parabéns!
Acompanho o Dicas-L e que venham mais 15 anos!
Agnaldo
05 Mar 2012, 11:33
Parabéns pela data, mas acima de tudo pela obra.
Ricardo Raffaele
05 Mar 2012, 08:44
PARABENS! Vocês merecem todos os agradecimentos, e que venham mais 15 anos de dicas.

Alexandro Silva
04 Mar 2012, 20:00
Parabéns Rubens, colaboradores e leitores do Dicas-L.

Esta sem sombra de dúvidas é uma das maiores ferramentas colaborativas do SL brasileiro.

É muito legal fazer parte desta história.

Abs,

Alexos
clodoaldo
04 Mar 2012, 19:48
Parabéns e obrigado aos colaboradores do Software Livre. Suas Dicas iluminaram minha iniciação no uso do software livre.
Filipe Ronald
04 Mar 2012, 18:34
Parabéns ao Dicas-L pelos 15 anos de excelentes serviços prestados à Comunidade do Software Livre. A mim, particularmente, já trouxe excelentes informações e ajudou em muitas tarefas.

Vida longa ao Dicas-L.
João Eriberto Mota Filho
04 Mar 2012, 18:06
Parabéns Rubens!

O seu trabalho é extremamente relevante e nos ajuda a crescer.

[]s
JOÂO LÚCIO LOPES DE ARRUDA
04 Mar 2012, 15:08
Parabéns pelos 15 anos de vocês. Aproveito aqui para por todas as dicas que são enviadas não somente a mim, mas a todos os os que fazem da informática parte de suas vidas. Um abraço a todos da equipe.
Laercio Elias Pereira
04 Mar 2012, 09:40
PARABÉNS, Queiroz. Você é meu ídalo! Mais 150 anos! laercio
cHampiGnOIm
04 Mar 2012, 08:28
Parabéns! Excelente fonte de informação!
Rogério de Sant' Anna
04 Mar 2012, 01:30
Parabéns, Rubens! Talvez você não tenha a noção exata da dimensão dos benefícios que proporciona com o Dicas-L e talvez nem tenha tanto interesse em saber. Para mim e, acredito que para a maioria, a paixão com que compartilha informações é tão evidente, que é o mínimo que podemos desejar e que se realize cada vez mais em suas atividades, pois assim fará um monte de outros felizes por tabela. Grande abraço e parabéns pelos 15 anos!
Ivan de Gusmão Apolonio
04 Mar 2012, 00:43
Queiroz,

Eu te conheço desde bem antes do Dicas-L e sei o quanto você se preocupa em compartilhar conhecimento. Parabéns pelos 15 anos do Dicas-L! Certamente você pode se orgulhar por ter ajudado milhares de pessoas com sua iniciativa.
Elim Jorge
03 Mar 2012, 23:01
Parabéns!!!
Murilo Fujita
03 Mar 2012, 22:04
Parabéns, Queiroz!
É sem dúvida uma comemoração que beneficia muitos profissionais da área do software livre.
Eu continuo sendo um amante do GNU/Linux, mas tenho sentido dificuldades de achar ambientes de trabalho que o adotem. Só no meu computador pessoal sinto-me bem porque uso as ferramentas que fazem a minha produção intelectual.
Grande abraço e que venham muitas publicações do Dicas-l!
Luiz Puech
03 Mar 2012, 21:25
Eu vi essa criança nascer! Me orgulho muito de termos caminhado juntos por tantas peripécias digitais! Grande abraço, meu querido Queiroz!
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script