você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Acessibilidade web - custo ou benefício?

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 14 de julho de 2014

O título desta dica é também o título de um vídeo que assisti alguns anos atrás e que me impressionou de forma muito marcante. Nele diversas pessoas, com problemas de visão e também de coordenação motora, relatam suas dificuldades para acessar sites web que não foram pensados para pessoas nestas condições.

Antes de continuar com a dica, por favor, assistam ao vídeo:

'
'
Link de acesso ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=dyEuyrD57T0

Como podemos ver pelo vídeo, sites mal planejados para o acesso de deficientes visuais representam uma enorme barreira para que estas pessoas tenham acesso à informação ou serviços que precisam utilizar.

Uma forma simples de se melhorar a acessibilidade de um site é colocar, como primeiro link na página, um apontador direto para o conteúdo. No site Dicas-L praticamente todas as páginas possuem um link, situado no canto superior esquerdo, que conduz diretamente a uma página sem menus ou outros elementos adicionais, que contem praticamente apenas o texto da dica.

É verdade que um site, para ser considerado plenamente acessível, deve atender a uma séria de requisitos além deste, mas este pequeno passo é um grande avanço no sentido de facilitar a vida de deficientes visuais que precisam acessar a web.

Para quem se interessa em saber mais sobre o assunto, recomendo a palestra da Profª Amanda Mencke Melo, apresentada no 3º Cinfotec, que é o encontro anual dos profissionais de TIC da Unicamp, com o título Acessibilidade web na Universidade - O que é? Por quê? Como fazer?.



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida