Acesso direto ao conteúdo

você está aqui: Home  → Agenda Livre

Paraguai discute uso de redes de software livre na Latinoware

Colaboração: Pedro Lichtnow

Data de Publicação: 17 de Outubro de 2008

Fonte: Latinoware - http://2008.latinoware.org/

A agenda da Latinoware 2008 reunirá especialistas do Paraguai em sistemas de software livre, em Foz do Iguaçu, de 30 de outubro a 1º de novembro. A presença de pesquisadores paraguaios na conferência internacional é considerada um marco definitivo no país quanto à adoção de redes corporativas de softwares de código aberto.

O evento receberá autoridades renomadas do país vizinho no setor, como Nicolas G. Caballero, diretor de Políticas de Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs), da Presidência da República. A grade da Latinoware 2008 contempla ainda várias palestras ligadas ao tema, promovidas pelos principais cientistas paraguaios na área de tecnologia da informação.

José Alberto Villalba González fará um amplo seminário sobre o "Software Livre no Paraguai", mostrando a atual situação desses sistemas no país, além de apresentar alguns questionamentos propícios à discussão, como: "É compatível o modelo de desenvolvimento do Software Livre com a idiossincrasia Paraguai?"; "Quanto o cidadão médio paraguaio conhece sobre a incidência das TICs em nossas vidas e as vantagens do Software Livre?", entre outros pontos.

Na chamada para a palestra, Villalba ressalta a importância dos softwares livres num "mundo cada vez mais globalizado e dinâmico que afeta diretamente nosso país". A ignorância sobre a operacionalidade desses mecanismos, segundo o pesquisador, "nos afasta do mundo, da região e mesmo do Mercosul". Por isso, explica, é importante evoluir com relação ao software livre, para obter as vantagens obtidas com o funcionamento do modelo, a fim do desenvolvimento tecnológico internacional.

A programação prevê ainda duas outras palestras importantes para o cenário paraguaio. O primeiro será o seminário "Sistema Operativo GNU/Linux", apresentado por David Helmut Reese Molinas. Na exposição, será feita uma introdução geral sobre o programa GNU/Linux, as principais vantagens do uso do sistema, como a segurança operacional, além de outros temas relacionados. Entre eles, as distribuições de Linux, instalação de Linux Ubuntu, o sistema operativo GNU/Linux, etc.

A palestra subseqüente abordará a "Mesa Multisetorial de Setorial de Software Livre dôo Paraguai". Ela será proferida pelo estudioso José Luis Cabrera, que mostrará ao público os objetivos do departamento. O especialista deve explicar, por exemplo, que a Mesa Multisetorial, busca coordenar com os agentes e técnicos do governo e cidadãos comuns, o trabalho coorporativo para implementação do Software Livre no Paraguai.

Para isso, a parceria tem algumas bandeiras: 1) desenvolver argumentos legais e tecnológicos do projeto de lei para a busca de sua aprovação; 2) busca a difusão e investigação de tecnologias de software livre e tecnologias associadas; 3) Promover o desenvolvimento profissional e tecnológico do software livre e tecnologias associadas 4) promover a implementação desses sistemas no país

 

 

Programação de eventos

[2016] [2015] [2014] [ 2013] [2012] [2011] [2010] [ 2009] [2008]